PROJETO LONTRA REALIZA EXPEDIÇÃO NO RIO AQUIDAUANA

Objetivo da ação é coletar dados para pesquisa que pretende recuperar e conservar a lontra neotropical e a ariranha

Por Fish TV - 22/11/2018 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 28/11/2018 as 11:54

O Projeto Lontra, idealizado pelo Instituto Ekko Brasil (IEB), realiza de 16 de novembro a 22 de novembro uma expedição no rio Aquidauana, localizado no município de Aquidauana, Mato Grosso do Sul. O objetivo da ação é a coleta de dados para o projeto que já existe há mais de 30 anos, recuperando e conservando a lontra neotropical e a ariranha. Participarão desta expedição o coordenador do Projeto, Dr. Oldemar Carvalho Junior, e a assistente de pesquisa, Dra. Andreoara Schmidt.

 Esta é a segunda de oito expedições cientificas, num trecho de cerca de 30 km do rio Aquidauana, uma parte à jusante do município de Aquidauana e outra ao montante. De acordo com a presidente do IEB, Alesandra Bez Birolo, os trajetos são percorridos em uma embarcação de médio porte com motor de popa, na procura dos grupos de ariranhas.

 Ao serem avistados, os animais têm seus comportamentos registrados e georreferenciados por meio de um GPS. São feitas ainda fotos e vídeos das manchas presentes no pescoço dos animais, que são como uma impressão digital para cada indivíduo. “Com estes dados, será produzido um catálogo de identificação dos grupos de ariranhas, para posteriormente integrar um banco de dados de imagens dos indivíduos observados”, explica Birolo.

 Os resultados serão utilizados para criar um mapa digital em Sistema de Informação Geográfico (SIG) das áreas de ocorrência e dos territórios de cada grupo encontrado. Ao final, será encaminhada Nota Técnica a órgãos municipais, estaduais e federais, como o Ministério Público, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a União InternacionaI para a Conservação da Natureza, conhecida, em inglês, como International Union for Conservation of Nature (IUCN).

 Desde 2014, o Projeto Lontra pesquisa as ariranhas do Rio Aquidauana e, até o momento, 11 grupos foram identificados. Com os resultados obtidos nestas expedições, pesquisadores do Projeto Lontra já publicaram um importante trabalho num Jornal Científico Internacional, intitulado “A contabilidade do capital natural e serviços ecossistêmicos do Rio Aquidauana”.

 O rio Aquidauana nasce nas montanhas da Serra do Maracú e percorre 1.200 km até o rio Miranda. Ele faz parte do bioma Pantanal brasileiro, uma das maiores áreas alagadas do mundo (140.000 km2) e que comporta uma grande biodiversidade. O Aquidauana é responsável por vários serviços ecossistêmicos que são aproveitados pela sociedade, sendo os de maior valor no mercado, a pesca profissional e a pesca turística.

 Projeto Lontra em Aquidauana

O Projeto Lontra é o principal e mais antigo projeto de pesquisa e conservação desenvolvido pelo Instituto Ekko Brasil. Desde 2010, o trabalho conta com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobrás Socioambiental. Com base principal em Santa Catarina, onde realiza estudos no bioma Mata Atlântica, o projeto ampliou seu escopo de atuação, em 2013, instituindo uma base na cidade de Aquidauana, Mato Grosso do Sul, para implementar pesquisas no bioma Pantanal.

 Segundo o IEB, na atualidade o objetivo principal do Projeto Lontra é desenvolver pesquisas para auxiliar na conservação de recursos aquáticos por meio da determinação do valor econômico e ambiental dos serviços ecológicos prestados por duas espécies ameaçadas: a lontra (Lontra longicaudius) e a ariranha (Ptenonura brasiliensis). Para isso, o projeto emprega como ferramentas: o turismo de conservação e a promoção de ações de mobilização social e a educomunicação.

Fonte: Assessoria Projeto Lontra
Foto: Matias Quinteros

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS