Projeto do Brasil de conservação do tatu-canastra ganha prêmio internacional

Arnaud Desbiez trabalha desde 2010 no Mato Grosso do Sul com o programa de proteção da espécie

Por Fish TV - 04/05/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Um dos integrantes do projeto para proteção do tatu-canastra no Pantanal brasileiro, o francês Arnaud Desbiez, recebeu o prêmio britânico Whitley, uma das maiores honrarias da área ambiental no mundo. Desbiez trabalha no Pantanal do Mato Grosso do Sul, uma das maiores áreas úmidas do mundo, na proteção do tatu-canastra (Priodontes maximus). O animal é um dos mamíferos mais antigos do mundo, e é conhecido como fóssil vivo. 

As tocas feitas pelos tatus ajudam na proteção de pelo menos 24 espécies de vertebrados da região, como jaguatiricas e pequenos roedores. (Imagem: Reprodução)


O prêmio foi entregue a ele e a outros seis ambientalistas na Sociedade Real de Geografia em Londres pela princesa Anne, filha da rainha, patrona da Fundação Whitley. Outros projetos de conservação da Índia, Nigéria, Colômbia, Indonésia e Filipinas foram premiados.

Animal é chamado de fóssil vivo. (Divulgação/Projeto Tatu-canastra)


O francês, que já trabalhou em um zoológico, criou em 2010 seu programa para a proteção e a pesquisa desta espécie, raramente vista em liberdade. A campanha fez com que "cerca de 65.000 pessoas da região se envolvessem diretamente em campanhas de sensibilização" sobre o perigo de extinção deste animal "e as autoridades do estado de Mato Grosso do Sul  selecionaram o tatu gigante como um indicador para a criação de áreas protegidas".

Fonte: G1
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS