Pesquisadores alertam para degelo maior que o previsto na Groenlândia

Devido ao aquecimento global, até 2060 a quantidade de lagos supraglaciais devem dobrar

Por Fish TV - 18/12/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Nesta semana a revista Nature Climate Change, publicou uma descoberta preocupante. Com o planeta mais quente, a formação de lagos no interior da Groenlândia se tornará mais comum, provocando um degelo mais imediato e uma elevação do nível do mar mais rápida do que se pensava anteriormente.

Pesquisadores preveem que os lagos vão se tornar duas vezes mais comuns nos próximos 50 anos do que são hoje e, ao se mover de regiões costeiras para o interior, podem ter um enorme impacto na forma como o manto de gelo derrete. Estes corpos hídricos, conhecidos como lagos supraglaciais, ficam sobre o gelo e são mais escuros que outras áreas, atraindo mais luz solar e drenando água, facilitando o degelo ao seu redor.

O surgimento destes lagos pode contribuir com 22 centímetros na elevação do nível do mar até 2100. (Imagem: James Balog)


Os cientistas nunca tinham simulado antes o comportamento destes lagos, que já estão migrando lentamente para o interior desde os anos 1970. Mas com base em dados de satélites de sensoreamento do meio ambiente da Agência Espacial Europeia, eles fizeram novas simulações sobre como a água de degelo vai fluir e se acumular na superfície do gelo para formar os lagos supraglaciais nos anos vindouros.

Hoje, a parte principal do manto de gelo da Groenlândia é fria demais para permitir a formação destes lagos e sua formação está restrita ao longo da costa.

A faixa já ganhou 56 km desde os anos 1970 e até 2060, a região onde estes lagos podem se formar avançaria para o interior até 109,4 km ou duas vezes a área que cobrem hoje.

O manto de gelo da Groenlândia é considerado um fator importante na elevação do nível dos mares, relacionada às mudanças climáticas e espera-se que contribua com 22 centímetros até 2100.

Fonte: UOL
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS