Peixe- leão encontrado no Brasil tem ligação com exemplares do Caribe

Espécie invasora pode causar desequilíbrio nos ecossistemas de recifes

Por Fish TV - 24/04/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Um estudo divulgado na última quarta-feira (22) concluiu que a espécie de peixe-leão do litoral brasileiro tem ligação genética com os invasores do Caribe. O estudo realizado por pesquisadores brasileiros em conjunto com a Academia de Ciências da Califórnia, analisou o exemplar encontrado por mergulhadores em Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro em maio de 2014.

Espécie foi responsável por desequilíbrio nos ecossistemas de recifes do Caribe. (Imagem: Reprodução)


Segundo os pesquisadores, nos últimos 20 anos os peixes-leão tem permanecido restritos ao Caribe, porém o exemplar encontrado no Brasil prova que eles são capazes de chegar a outras regiões distantes. Também alertam para que outros países fiquem atentos ao aparecimento da espécie. 

Um exemplar de peixe-leão foi encontrado no litoral brasileiro no ano passado. (Imagem: Reprodução/California Academy of Sciences)


Nativos dos oceanos Índico e Pacífico, os peixes-leão são uma ameaça para ecossistemas de recifes quando estão fora do seu habitat, pois sem seus predadores naturais, eles ficam livres para consumir várias espécies de peixes. Acredita-se que a espécie foi parar no Caribe na década de 90 devido ao descarte do animal no mar, por pessoas que os criavam em aquários. Sem predadores o animal se proliferou rapidamente. 


Fonte: G1
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS