Japoneses criam projeto de cidade sustentável no fundo do mar

Construção submersa custaria mais de R$ 66 bilhões

Por Fish TV - 14/12/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Uma empresa de engenharia japonesa criou o projeto de uma cidade debaixo d’água, uma aposta audaciosa para um futuro realmente sustentável. O conceito apresentado pela empresa Shimizu Corporation procura tirar vantagem das possibilidades ilimitadas do fundo do mar, como água, comida e energia.  

Cidade flutuante é construída dentro de um globo flutuante de 500 metros de diâmetro. (Imagem: Reprodução/BBC Brasil)


O projeto é de uma cidade dentro de um globo flutuante de 500 metros de diâmetro onde existiriam hotéis, espaços residenciais e complexos comerciais. Sob o globo, uma estrutura espiral localizada a 3 km ou 4 km abaixo da superfície se estenderia por 15 km até o fundo do mar.

No fundo do mar, uma "fábrica de terra" iria produzir metano a partir de dióxido de carbono utilizando microorganismos. Também sendo possível extrair minerais de terras raras e metais.

Primeira unidade da cidade subaquática, levaria cinco anos para ser construída. (Imagem: Reprodução/ BBC Brasil)


"Agora é a hora de criar uma nova interface com o mar profundo, fronteira final da Terra: romper com os padrões anteriores de desenvolvimento da terra e optar por um plano que se destina a promover uma verdadeira sustentabilidade, maximizando o uso dos recursos das profundezas do mar", diz a empresa.

O projeto é trabalhando em parceria com a Agência Japonesa de Ciência Terrestre e Marítima e a Universidade de Tecnologia de Tóquio. Acredita-se que a primeira unidade da cidade subaquática, levará cinco anos para ser construída, com um custo de três trilhões de ienes, cerca de 66 bilhões de reais.

Fonte: G1 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS