Já conhece o app Plantadores de Rios?

Aplicativo ajuda a proteger e preservar nascentes no Brasil

Por Fish TV - 24/07/2017 em Notícias / Meio Ambiente

No último mês, o Ministério do Meio Ambiente e o Serviço Florestal Brasileiro lançou o programa Plantadores de Rios. A iniciativa inédita tem o objetivo de proteger e recuperar nascentes e Áreas de Preservação Permanente (APP) de cursos d’água, e assim contribuir para o enfrentamento da crise hídrica que assola diversas regiões do Brasil. 

Uma das inovações do Plantadores de Rio é um app de mesmo nome que permite a participação social nas ações de recuperação dos rios e nascentes. O aplicativo conecta proprietários de imóveis rurais inscritos do Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR) a pessoas e instituições que queiram investir na proteção e recuperação das florestas. Permite, ainda, a participação de prestadores de serviços e fornecedores de insumos.

Para criar esse programa de preservação ambiental, o Ministério do Meio Ambiente se baseou em pesquisas socioambientais realizadas pelo Inventário Florestal Nacional (IFN). Mais de 70% dos entrevistados responderam que o principal serviço ambiental das florestas é a produção de água e proteção de nascentes. 

Outra fonte de dados foi o SiCAR. O sistema que gera o Cadastro Ambiental Rural já tem mapeados mais de 15 milhões de hectares de áreas de preservação permanentes. Desses, cerca de 6 milhões de hectares precisam ser recuperados. No sistema, estão cadastradas cerca de 1,5 milhão de nascentes. 

O app Plantadores de Rios está disponível no Google Play. Baixe e confira!


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS