Gelo da Antártica derrete em ritmo acelerado

Placas de gelo podem desaparecer em 100 anos

Por Fish TV - 27/03/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Em um estudo publicado pela revista Science nesta quinta-feira (26), uma equipe de cientistas alertou que as plataformas de gelo que flutuam ao redor da Antártica estão perdendo volume cada vez mais rápido, podendo em pouco tempo entrarem em colapso.  A pesquisa foi feita pela Universidade da Califórnia e o Centro de Pesquisa de Terra e Espaço em Corvallis, dos Estados Unidos. 

Observações de satélite revelam declínio das plataformas de gelo da Antártica ao longo dos anos. (Imagem: Reuters/Michael Studinger/Nasa)


O estudo é baseado em dados de satélite que mostram encolhimento do gelo nas duas últimas décadas, principalmente no oeste do continente.  

As plataformas de gelo que rodeiam a Antártica ajudam a conter a libertação do manto de gelo no oceano. Se essas plataformas continuarem se estreitando a essa velocidade, elas podem desaparecer, fazendo com que as placas de gelo "aterradas" que sustentam a terra ruíssem no oceano.

As placas são responsáveis por conter a libertação do manto de gelo no oceano. (Imagem: Reprodução)


Através de três missões de satélite realizadas entre 1994 e 2012, o pesquisador Fernando Paolo e sua equipe descobriram que a maior parte do gelo perdido é das plataformas de gelo dos mares de Amundsen e de Bellingshausen, no litoral oeste da Antártica. Se o ritmo atual de degelo continuar estas áreas podem desaparecer completamente em 100 anos.  


Fonte: G1 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS