Baleia comum corre risco de desaparecer

Atualmente espécie é raramente avistada nos mares

Por Fish TV - 22/12/2014 em Notícias / Meio Ambiente

Também conhecida como baleia-fin e rorqual-comum, a baleia-comum (Balaenoptera physalus) é o segundo maior animal existente no planeta, depois da baleia-azul, podendo atingir até 27 metros de comprimento. Este gigante dos mares é encontrado nos principais oceanos, porém atualmente é uma espécie rara de ser avistada. 

Cerca de 750 mil animais foram mortos em áreas do hemisfério sul pela caça comercial de baleias entre os anos de 1904 a 1979. A situação deste cetáceo na maioria das áreas fora do Atlântico Norte é desconhecida. 

Cerca de 750 mil baleias-comum foram mortas entre os anos 1904 a 1979. (Imagem: Reprodução/ Cetacean Sanctuary Research Project)


A baleia-comum está na Lista Vermelha da IUCN (International Union for Conservation of Nature), de espécies em perigo de extinção.  Além de sofrer com a pesca comercial, que ainda é liberada em determinadas épocas do ano na Groenlândia, Islândia, Noruega e Japão, a espécie também é ameaçada, devido a colisões com navios e ruídos de atividades humanas nos oceanos. 

Fonte: O eco
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS