Ursos polares migram para ilhas no norte do Canadá

Segundo pesquisadores animais estão em busca de gelo duradouro

Por Fish TV - 19/01/2015 em Notícias / Geral

Um novo estudo científico afirmou recentemente que alguns grupos de ursos polares já estão se movendo lentamente para as ilhas ao norte do território continental do Canadá, em uma região que está retendo o gelo do Ártico por mais tempo. O estudo prevê que a migração ligada à mudança climática, vai continuar.

Estudo analisou o DNA de 2.800 ursos polares. (Imagem: Reprodução)


O estudo é baseado no DNA retirado de cerca de 2.800 ursos polares em países onde os animais vivem (Estados Unidos, Rússia, Canadá, Dinamarca na Groenlândia e Noruega). Os pesquisadores acompanharam a mudança rastreando a similaridade genética em ursos entre quatro regiões.

Grupos de ursos da área ártica ao leste do Canadá, da Sibéria e de uma área marinha mais ao leste da Groenlândia estão seguindo para o conjunto de ilhas canadenses também conhecida como o Arquipélago Ártico, onde o gelo é mais abundante, segundo o estudo. Os canais através das ilhas, conhecidos como Passagens Noroeste, são vistos como uma rota potencialmente valiosa à medida que o gelo do Ártico derrete.

Grupo de ursos estão seguindo para o Arquipélago Ártico, com maiores concentrações próximos aos Territórios do Noroeste. (Imagem: Reprodução)


A região que tem atraído um número maior de ursos polares se situa ao norte do continente canadense, perto de Nunavut e os Territórios do Noroeste. É composta por mais de 36.000 ilhas e abrange mais de 1,4 milhão de quilômetros quadrados. Os ursos escolheram essa área porque é "onde o mar é mais resistente ao derretimento do verão por causa dos padrões de circulação, geografia complexa e as latitudes mais frias do Norte", disse a pesquisadora Elizabeth Peacock, do Serviço Geológico dos Estados Unidos.


Fonte: Reuters Brasil
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS