Pesca e Aventura: 3 Dicas do Gaba que você precisa ler antes da sua próxima expedição

O apresentador, que é viciado em aventura, tem as dicas ideais para uma pescaria sem contratempos

Por Ester Quaresma - 17/04/2019 em Notícias / Geral - atualizado em 14/04/2020 as 16:43

Na hora de se preparar para uma pescaria onde o foco é a aventura, é importante avaliar todos os possíveis cenários para estar preparado para essa expedição. O apresentador de A Meta segue 3 dicas, que além de auxiliarem no acampamento, são pensadas para diminuir o impacto na natureza, preservando o meio ambiente.

1. COMO TRANSFORMAR A ÁGUA DO RIO EM POTÁVEL

A pescaria estava tão boa que você resolveu ficar mais alguns dias? O Gaba entende você e sempre anda preparado para essas situações. Pois apesar de a fervura ser o método mais eficiente, nem sempre conseguimos realizar esse procedimento, seja porque não temos fogo ou tempo. Então a dica é: tenha sempre com você pastilhas de cloro para purificação da água.

Utilizando um saco estanque, capte a quantidade de água necessária de algum rio próximo e acrescente as pastilhas de cloro. Sempre adicionando 1 pastilha a cada litro de água. É importante obedecer o tempo de purificação, de 30 a 40 minutos, para que o cloro faça efeito.

Apesar de a água ficar com um pouco de gosto de cloro, esse método é muito eficaz, pois elimina praticamente todas as impurezas.

2. FACAS INDISPENSÁVEIS NA TRAVESSIA DE CAIAQUE


Na hora de se aventurar em uma pescaria de caiaque, Gaba não sai de casa sem o seu kit básico. Com esses três tipos de facas, o pescador de A Meta está pronto para qualquer situação.

O primeiro item indispensável é o facão, robusto, com aço de qualidade e com boa empunhadura. É com ele que você vai fazer as tarefas mais brutas, como tirar lenhas, abrir uma picada, ou realizar qualquer tarefa que envolva sua segurança.

Além disso, leve sempre uma faca assalto, pois esse é um equipamento para pronta utilização. Ela pode ficar na sua cintura ou caiaque, sempre pronta para qualquer uso, já que possui três fios. Um mais grosso para cortar cabos de anzol ou aço. Um fio intermediário para madeira ou acabamento. E o primeiro que pode ser usado para cozinha.

Caso você vá passar muito tempo dentro da água, principalmente se ela for salgada, é preciso levar uma faca que possa ser molhada. O item deve ter bainha sintética, cabo emborrachado e lâmina adequada para a água, para evitar corrosão e qualquer outro tipo de dano.

3. COMO FAZER FOGO UTILIZANDO PEDERNEIRA


Imprevistos acontecem e aventureiro de verdade está sempre preparado. Acabou o fósforo ou esqueceu o seu isqueiro? O apresentador de A Meta te ensina a fazer fogo com a pederneira.

Um cuidado muito importante que você deve ter é procurar um local com pouca vegetação, para que o fogo não se alastre na mata. Além disso é indicado evitar madeiras muito grossas para que a brasa não dure mais tempo que a sua expedição.

Comece procurando cipós e galhos em decomposição, pois o miolo deles é ideal para iniciar o fogo. E enquanto isso, você também já pode separar galhos finos que irão te auxiliar na montagem da fogueira. 

Focando nas mechas de madeira, risque a pederneira para propagar faíscas e incinera-las. Assim que a chama se iniciar cubra o fogo com gravetos, mas sem abafar, para que ele não apague. Como o oxigênio ajuda a propagar a combustão é indicado que você assopre a chama, além de alimentar o fogo com gravetos um pouco maiores.

DICA EXTRA: DIMINUA O CANSAÇO DA SUA CAMINHADA


Na maioria de suas pescarias, Gaba enfrenta uma grande caminhada. Não foi diferente na terceira temporada de A Meta, então antes de começar essa aventura o apresentador nos deu uma dica: a melhor maneira de equilibrar o peso da sua mochila.

Separe o seu material em quatro categorias:

Na parte de cima da mochila mantenha os itens de rápido acesso, aquilo que você precisa alcançar sem precisar parar para abrir todo o equipamento, como primeiros socorros, lanternas e itens de primeira utilidade.

Nas costas da sua mochila é indicado ficar tudo que tem maior peso, como o material para sua alimentação. E na parte frontal ficam os itens leves que você precisa carregar.

Já na parte de baixo é necessário reservar um espaço para tudo que é leve e precisa ficar seco durante o trajeto, como o vestuário ou o quarto da barraca. Mas preste atenção, não coloque nada que tenha arestas e vá furar algo na sua mochila.

Outra dica importante na hora de montar seu equipamento é forrar a mochila com um saco estanque, isso é fundamental para manter todos os seus itens secos.

Quer saber mais dicas do Gaba? Confira os novos episódios da terceira temporada a partir do dia 29/04 na Fish TV. Ou acesse o Clube Fish TV e assista a essa aventura antes de todo mundo e com cenas exclusivas para assinantes.

A Meta conta com o apoio de Albatroz Fishing com carretilhas, molinetes, varas, linhas, anzóis, iscas artificiais e acessórios de pesca; Brudden Náutica com caiaque; Cardume Adventure com calçado; Garmin com acessórios eletrônicos; Monster 3X com camiseta e óculos.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS