A criançada quer mesmo é pescar! Nova geração mostra sua paixão pela pesca esportiva

O interesse pelo pesque e solte começa cedo. E os pequenos pescadores que marcaram presença na Fishing Show Brazil mostraram que a atividade já faz parte da infância

Por Alice Mesquita - 12/10/2026 em Notícias / Geral

O dia mais divertido do ano chegou! Hoje, 12 de outubro, é celebrado o Dia das Crianças, uma das datas mais aguardadas pelos nossos pequenos.

Além das brincadeiras e dos presentes tradicionais, os desejos de muitas crianças têm acompanhado o crescimento da pesca esportiva. Uma vara, um molinete, uma carretilha ou até mesmo uma caixa repleta de iscas artificiais estão entre os itens que fazem parte da lista de presentes.



Foto: Viviane dos Santos

E não é só o equipamento que desperta o interesse. A expectativa pela próxima pescaria, a possibilidade de conhecer novos lugares e a captura do primeiro peixe também fazem parte dessa experiência.


Em muitos casos, essa paixão começa dentro de casa, com pais, tios e avós que apresentam a pesca aos pequenos e os acompanham nas primeiras aventuras.


Durante a Fishing Show Brazil deste ano, foi possível observar essa relação de perto. Pelos pavilhões da São Paulo Expo, crianças de diferentes idades circulavam pelos estandes com seus responsáveis, conhecendo produtos, testando equipamentos e escolhendo materiais para as próximas pescarias.




Foto: Viviane dos Santos


O tanque de pesque e solte também atraiu a criançada durante os dias de feira. Entre os pequenos que aproveitaram o espaço estava Vicente Leite, de 10 anos, que contou à Fish TV que pesca desde os sete, principalmente em busca dos tucunarés.

“Eu pesco bastante lá no Rio Paraná, em Panorama. A gente pega o barco para Mato Grosso, Campinal, Diamantina, pescar tucunaré”, destacou.

As pescarias são acompanhadas pelo tio, André Grasbowsqui, que retomou a prática depois que o sobrinho começou a demonstrar interesse pela atividade.

“Eu pesco desde criança, desde cedo já estava arremessando linha. Tinha parado durante um tempo e retornei depois que o Vicente começou, então eu voltei a praticar”, contou.


A relação dos dois mostra como o interesse pela pesca pode aproximar gerações e até despertar novamente uma paixão que estava deixada de lado.

Mas essa história não foi a única que encontramos pelos corredores da feira. João Perroti e Heitor Carvalho, ambos de 11 anos, também aproveitaram o evento juntos. Amigos que a pesca esportiva aproximou, os dois costumam pescar lado a lado e já têm suas preferências.



Foto: Viviane dos Santos


“Eu gosto muito de pescar jaú. Gosto de pescar os tucunarés no rio e do tambaqui no pesqueiro. Pra mim, a melhor parte é a emoção de estar ali pescando e a captura do troféu, é claro”, contou Heitor.

Para João, no entanto, o que mais marca essas experiências é o que acontece entre uma captura e outra.

“Eu pesco mais em pesqueiro, os tambaquis. O que eu mais gosto na pesca esportiva é a amizade, as brincadeiras, a conexão com as pessoas”, afirmou.

As experiências dos dois mostram que a pesca esportiva vai além de pegar e soltar.

É também o momento onde aprendemos a valorizar a natureza, conhecer diferentes espécies e compreender a importância de preservar os locais onde os peixes vivem.


Foto: Viviane dos Santos


E, quanto mais cedo esse contato começa, mais cedo também as crianças aprendem a importância de preservar o meio ambiente. Um ensinamento que se fortalece a cada nova pescaria e que pode contribuir para formar adultos mais conscientes e responsáveis.

Assim, entre descobertas, amizades e momentos compartilhados, a nova geração vai construindo sua própria relação com a pesca esportiva.


Foto da capa: Viviane dos Santos.


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS