Peixes estranhos: Peixe-Lua

Maior peixe ósseo do mundo

Por Fish TV - 03/02/2015 em Notícias / Geral

Mais parecido com um dirigível dos mares do que com um animal, o peixe-lua (Mola mola) é o maior peixe ósseo do mundo, podendo atingir cerca de quatro metros de comprimento e pesar mais de duas toneladas. A espécie habita as regiões temperadas e tropicais dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico, além de ser muito encontrado também na bacia do Mediterrâneo. 

Facilmente identificável devido à ausência de barbatana caudal, a forma como o peixe-lua nada é bastante diferente dos outros peixes, com os movimentos das barbatanas dorsal e anal sincronizados.

O peixe-lua perde a barbatana caudal durante os estágios iniciais do seu desenvolvimento. (Imagem: Reprodução)


Uma característica peculiar deste peixe se dá ao comportamento de deitar-se de lado na superfície, para apanhar banhos de sol, motivo pelo qual em inglês é chamado de sunfish. Pesquisadores acreditam que este comportamento serve para regular a temperatura corporal e atrair aves para o desparasitar. A pele grossa e elástica sem escamas hospeda mais de 50 espécies de parasitas diferentes.

Apesar de ser gigante, o peixe-lua é muito delicado e seus movimentos são lentos, por isso são facilmente capturados por redes e por outros métodos de pesca. Acredita-se que as populações desta espécie estejam em declínio.


Fonte: Oceanário de Lisboa
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS