O adeus a um dos mestres do atado brasileiro

Nelson Borges de Barros Filho foi um dos grandes disseminadores do fly fishing no Brasil

Por Alison Mota - 06/06/2019 em Notícias / Geral - atualizado em 11/06/2019 as 13:08

Essa é uma semana triste para o fly fishing brasileiro. Nelson Borges de Barros Filho, um dos grandes nomes do atado nacional, faleceu na manhã de domingo (02), vítima de um câncer no estômago. Pescador apaixonado que era, foi sepultado em trajes de pesca, vestindo uma camiseta da Fish TV e com uma de suas iscas no bolso. Segundo amigos próximos, a TV sempre estava ligada no canal da pesca esportiva, até mesmo em sua internação hospitalar. A perda mexeu com diversos admiradores e amigos do pescador, que deixaram suas homenagens àquele que tanto fez pela modalidade e por seus discípulos. 


Betinho Oliveira:

Por toda ligação com Nelson, Betinho estava muito consternado pelo fato. Decidiu, então, criar uma crônica para o amigo que partiu. Você pode ler “Cometas e Estrelas” na íntegra.

Gerson Kavamoto:


“Conheci pessoalmente o Mestre Nelson. Foi nos estúdios da Fish TV, durante as gravações do programa A Arte do Atado, de nosso amigo Betinho. Nelson era pescador extremamente detalhista, com um senso técnico muito apurado. Aprendi muito com ele. A tristeza de eu estar fora do Brasil durante seus últimos dias de vida, não se compara com a tristeza de não conseguir atender suas últimas ligações...”.

                                                                                      

Kid Ocelos:

“Em meus primeiros passos no fly fishing, ali pelo começo dos anos 90, eu já tinha lido algo sobre uma velha guarda do fly no Brasil. Um dos grandes nomes é o do Sr. Nelson Borges Filho, que era um ídolo inalcançável. Mas, com o passar dos anos, surgiram alguns breves contatos, ainda mais com surgimento da Fish TV. No fantástico dia em que ele veio gravar com o Betinho, tive a imensa honra em conhecê-lo e poder trocar algumas ideias e telefones. Desde então, sempre que rolava, batíamos papos sobre muitas coisas do fly, e eu vi nele um livro aberto, com um conhecimento e uma atenção única. Nos poucos anos que conversamos, ganhei um conselheiro, um orientador e, acima de tudo, um grande amigo, que agora segue suas pescarias em algum lugar lindo, habitando minhas mais prazerosas lembranças. Obrigado, mestre! Descanse em paz. Eu estava produzindo uma ilustração dele, mas, infelizmente, não deu tempo de entregar. vou terminar e enviar para sua família”.  


A família de Nelson Borges de Barros Filho informa que haverá missa de 7º dia, que será realizada dia 07/06, na Igreja Matriz Santo Antônio, em Campo Grande, às 19h. 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS