Nova espécie de peixe é descoberta no RS

Exemplar foi encontrado na bacia do rio Camaquã e já sofre risco de extinção

Por Fish TV - 09/12/2014 em Notícias / Geral

Uma nova espécie de peixe, da família Rivulidae foi descoberta por pesquisadores, na bacia do rio Camaquã, em Encruzilhada do Sul, interior do Rio Grande Do Sul.  O Austrolebias bagual tem cerca de cinco centímetros.

A nova espécie tem como habitat ilhas de água em pequenas poças ou banhados isolados, de profundidade máxima de 60 centímetros. A bacia do médio rio Camaquã ainda não havia sido estudada por pesquisadores.

O Austrolebias bagual possuem um padrão de cores único, na nadadeira dorsal apresentam manchas e listras negras na vertical e corpo marrom claro acinzentado. (Imagem: Reprodução/Ciclo Vivo)


A descoberta faz parte do projeto Peixes Anuais do Pampa, iniciado em 2011 pelo Instituto Pró-Pampa (IPPampa), que busca novas áreas e espécies, patrocinado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
 
"Os peixes depositam os ovos no lodo, e quando o charco seca, todos os adultos morrem. Com a seca, os embriões sofrem uma pausa no desenvolvimento, quando volta a chover, o ambiente se torna favorável e os ovos se desenvolvem e eclodem. O maior problema, é quando o ambiente não seca, afetando desenvolvimento embrionário", explica o coordenador do Instituto Pró-Pampa (IPPampa) e responsável pela pesquisa, Matheus Volcan.

O aumento dos períodos de seca e a pouca formação de poças e lagoas, tornam a espécie ameaçada de extinção.(Imagem: Reprodução/Wikipédia)


A nova espécie já sofre risco de extinção, por conta do aumento dos períodos de seca e a pouca formação de poças e lagoas. O crescimento de áreas agrícolas no Rio Grande do Sul, também contribui para tornar os animais ainda mais vulneráveis.


Fonte: Ciclo Vivo/Agência Brasil 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS