Com live de Luan Santana, movimento “O Pantanal Chama” já soma R$ 1 milhão em doações

Valor será revertido para ações emergenciais, preventivas e de recuperação da área consumida pelas chamas.

Por Joyce Heurich - 28/11/2020 em Notícias / Geral - atualizado em 11/12/2020 as 15:56

O cantor sul-mato-grossense Luan Santana fez uma live no último domingo, 22, para arrecadar fundos para a recuperação do bioma pantaneiro, que vive o pior ano de seca e queimadas em décadas. A apresentação fez parte do movimento “O Pantanal Chama”, que já soma aproximadamente R$ 1 milhão em doações, conforme o Instituto SOS Pantanal. 

 

Foram mais de três horas de performance em um barco-hotel cinco estrelas sobre as águas do Rio Paraguai, no Mato Grosso do Sul. E a natureza deu um show à parte. O pôr do sol coroou a live, que seguiu até o anoitecer no coração do Pantanal. A iniciativa teve apoio de empresas da região, como a Joice Tur, que cedeu a embarcação. “Foi lindo”, define a empresária Joice Santana. 

 CRÉDITO: Divulgação/SOS Pantanal


 

Parte do valor revertido ao Instituto SOS Pantanal já está sendo destinado a ações emergenciais. “Agora que grande parte do incêndio já passou, as ações estão focadas em resgate de fauna e em levar alimentos a esses animais”, detalha o biólogo Gustavo Figueirôa, co-fundador do instituto. Comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas também estão recebendo suporte. No total, serão entregues 1,7 mil cestas básicas. Parte delas já foi distribuída.

 

Além das medidas emergenciais, o Instituto já está prevendo medidas para restauração do bioma, como o plantio de árvores nativas. “Nosso plano é plantar 152 mil mudas em áreas degradadas pelo fogo”, adianta Gustavo.

 CRÉDITO: Divulgação/SOS Pantanal


 

Brigadas rurais voluntárias

 

Na tentativa de evitar uma nova tragédia no próximo ano, a ideia do Instituto SOS Pantanal é estruturar 50 brigadas rurais voluntárias. Seriam grupos fixos formados pela própria comunidade local, treinados e devidamente equipados para o combate ao fogo. Um deles já começou a ser montado.

 

“Um dia antes da live, entregamos a primeira brigada, distribuímos uniformes, EPIs, equipamentos de combate a incêndio, tudo que o pessoal solicitou na escola Jatobazinho. Fica no meio do Pantanal, na região de Corumbá. Eles sofreram bastante com os incêndios também”, relata Gustavo.

 

CRÉDITO: Divulgação/SOS Pantanal

 

Funcionários dessa escola, que teve seu entorno queimado pelas chamas, irão receber um treinamento para que estejam melhor preparados e possam apagar o fogo de forma mais efetiva em caso de necessidade.

 

Para espalhar mais brigadas fixas como essa pelo Pantanal e atingir a meta, o Instituto espera receber mais doações por meio do movimento “O Pantanal Chama”. Para ajudar, clique aqui. “O movimento vai continuar por muito tempo. A live foi um ‘boom’ para chamar atenção para o movimento, mas o movimento continua após a live”, garante o biólogo.

 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS