Dê preferência para pescados de criatório na Sexta-feira Santa

Peixes cultivados são ideais para incentivar a preservação ambiental

Por Alison Mota - 19/04/2019 em Notícias / Aquicultura - atualizado em 22/04/2019 as 11:31

Para quem não dispensa a tradição do consumo de peixes na Sexta-feira Santa, mas também não abre mão da preservação ambiental, a pedida certa são os pescados de criatório, provenientes da aquicultura, que evitam a pesca predatória em rios e mares. Esses organismos aquáticos são criados exclusivamente para o consumo, com cuidados completos ao longo do desenvolvimento e em sua alimentação.

Caindo no gosto dos brasileiros, a tilápia é um dos peixes de cultivo mais procurados e produzidos no país. Tanto é que, segundo dados do Anuário da Piscicultura 2019, o Brasil é o 4º maior produtor mundial do pescado. Hoje, é possível encontrar a tilápia nos principais supermercados e peixarias, seja em filé ou mesmo em postas e outras opções variadas oferecidas por diversos produtores.

Bortola já ensinou variadas formas de preparar esse pescado, e você pode conferir essas receitas em nossa programação ou mesmo a qualquer momento no Clube Fish TV. Se ainda não é membro, aproveite e desfrute dessa e outras exclusividades do Clube.

Abaixo você confere uma das receitas que pode assistir ao preparo no programa Sabores:

Filé de tilápia à parmegiana

4 filés de tilápia temperados com sal e limão

2 ovos batidos

150g de farinha de trigo

200g de farinha de rosca

200g de queijo mussarela

50g de queijo parmesão

1 lata de tomates pelados

Azeite extravirgem

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de extrato de tomate

Sal e manjerona ou manjericão a gosto

Empanar os filés de tilápia passando primeiramente na farinha de trigo, em seguida nos ovos batidos e por fim na farinha de rosca. Assar em forno com gratinador bem aquecido ou fritar em óleo bem quente como da forma tradicional. Preparar um molho usando azeite de oliva, os tomates pelados, o açúcar e o extrato de tomate, temperando a gosto com sal e ervas. Em uma travessa ou assadeira cobrir os filés de tilápia com o molho e os queijos. Levar ao forno pré-aquecido em 230ºC até que estejam bem quentes e com o queijo gratinado. Servir em seguida. 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS