Turistas no Brasil em 2023: ano tem balanço muito positivo

Visitantes deixaram bilhões de dólares no nosso país neste ano. Expectativa é de um 2024 ainda melhor.

Por Marcelo Telles - 26/12/2023 em Notícias / Turismo

O turismo no Brasil encerra o ano de 2023 com notícias bem animadoras, com destaque para o aumento nos gastos dos turistas internacionais em nosso território.


Em agosto deste ano, pro exemplo, esses visitantes ao nosso país desembolsaram cerca de US$ 657 milhões, o valor mais alto registrado no mês em 28 anos.


Nos primeiros oito meses do ano, os gastos estrangeiros totalizaram US$ 4,4 bilhões, representando um aumento de 7,5% em relação ao mesmo período pré-pandemia da Covid 2019, com um crescimento de 38% em comparação com os primeiros oito meses do ano passado.



Especialistas estão comentando sobre o aumento no consumo dos turistas estrangeiros, destacando que isso contribui para a geração de empregos e renda, enfatizando a diversidade de atrações turísticas no Brasil, incluindo sol e praia, cultura, gastronomia, ecoturismo, turismo de aventura e afroturismo, atendendo a diversos perfis de turistas.


O recorde não se limita apenas aos gastos, mas também ao número de estrangeiros que visitaram o Brasil: de janeiro a agosto de 2023, esse número acabou ultrapassando 4 milhões, um aumento de 111% em relação a 2022.


Mesmo com os altos valores das passagens aéreas, elas ainda são mais acessíveis do que em relação ao último ano, o que favorece a escolha pelo Brasil. Outro fator que contribui com esses dados é o crescimento do ecoturismo.



Definido pelo Ministério do Turismo como um segmento que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural, através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas, o ecoturismo tem sido muito comentado no mundo dos amantes de viagens.


Recentemente, a revista Forbes divulgou que elegeu o nosso Brasil como o melhor destino do planeta para a prática do ecoturismo.


Já em pesquisa recente feita pela Marriott International no Caribe e na América Latina, empresa dona de um conglomerado de hotéis espalhados por todo o mundo, a imersão cultural e na natureza vão crescer ainda mais no ano que vem.



A pesquisa revelou que 77% dos entrevistados pretendem visitar destinos ecológicos e praticar o turismo de natureza no próximo ano. Segundo eles, o objetivo principal é que a viagem ande junto aos seus valores pessoais.


Isso mostra o crescimento deste setor, incluindo a pesca esportiva, que está dentro dele.


Com isso, a expectativa é que 2024 esses números continuem sendo ultrapassados e o nosso país ainda mais procurado.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS