Prêmio Nacional do Turismo: com Ecoturismo em destaque, votação fica aberta até sexta-feira

Na edição de 2023, prêmio vê o Turismo de Natureza chegar com favoritismo entre as categorias finalistas.

Por Marcelo Telles - 30/11/2023 em Notícias / Turismo

De acordo com o Ministério do Turismo, o Prêmio Nacional do Turismo, criado no ano de 2018, é feito com o intuito de identificar, estimular e disseminar práticas do sucesso realizadas no setor turístico do Brasil, reconhecendo sua importância e abrangência em nossos destinos.


De caráter simbólico, a premiação não possui valor financeiro ou comercial, e os prêmios são distribuídos em forma de troféus ou medalhas.


Agora, na edição de 2023, com o lema “o turismo transformando vidas”, o prêmio diz buscar o reconhecimento de quem trabalha para fomentar um dos segmentos econômicos com maior potencial para geração de emprego e renda.


Porém, neste ano em específico, uma das categorias se destacou: o Ecoturismo.


Ecoturismo é um dos setores que mais cresce em todo o mundo. (Foto: Reprodução/Pref. Bertioga).


O Ecoturismo, também conhecido como o Turismo de Natureza, é o conjunto de atividades em que tiramos um tempo da nossa rotina para relaxar e aumentar a proximidade com o meio ambiente.


Segundo o próprio Ministério do Turismo, o Ecoturismo é um segmento que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural, através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas.


O crescimento desse setor já é bem visível não é de hoje, mas as projeções para os próximos anos são ainda maiores. Uma pesquisa feita pela Marriott International no Caribe e na América Latina, divulgou que 77% dos entrevistados pretendem visitar destinos ecológicos e praticar o turismo de natureza no próximo ano. Segundo eles, o objetivo principal é que a viagem ande junto aos seus valores pessoais.


Pesca Esportiva é um dos esportes que mais fomentam o Ecoturismo. (Foto: Divulgação/AmazonasTur).


Economicamente, o setor cresce, em média, 30% ao ano em todo o país, com estimativa de movimentar, financeiramente, 333,8 bilhões de dólares no mundo inteiro, até o ano de 2027. E o Prêmio Nacional do Turismo de 2023 mostra, exatamente, essa crescente.


Com o anúncio dos finalista, percebeu-se que o Ecoturismo se destacou, por exemplo, nas categorias: Governo – Dirigentes e Parlamentares, Atual diretor de Áreas Protegidas do Ministério do Meio ambiente e Mulheres Empreendedoras no Turismo.


São oito categorias e os indicados que trabalham com o Ecoturismo são: Pedro da Cunha e Menezes, fundador da Rede Brasileira de Trilhas e Conectividade; Bruno Wendling, diretor presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul; Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo e a bióloga Tietta Pivatto, por seu trabalho na observação de aves em nosso país.


Diversos esportes e atividades se enquadram em Ecoturismo (Foto: Reprodução/Iped).


A votação é aberta ao público e estará disponível no site gov.br até o dia 1º de dezembro, próxima sexta-feira.


Clique aqui e acesse a página da votação. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS