Casa flutuante: conforto e pesca esportiva em um só lugar

Empresário Daniel Vieira, de Uberlândia-MG, queria uma casa ligada à pesca esportiva. Então ele construiu a casa flutuante, sobre as águas da Represa de Capim Branco 1.

Por Marcelo Telles - 22/06/2023 em Notícias / Turismo

Imagine você, apaixonado por pesca esportiva, como incomoda ter que ficar parando a sua pescaria para preparar o almoço, tomar banho, usar o banheiro…


O empresário Daniel Vieira, de Uberlândia-MG, também não gostava de pausar o seu momento relaxante. Só que, para solucionar esse problema, ele foi um pouco mais além.




Daniel tem 45 anos, é nascido em criado na cidade mineira e pesca desde criança. Como qualquer pescador esportivo, ele é apaixonado pela prática do pesque e solte, e resolveu comprar um rancho para poder praticar.


Em conversa com a Fish TV, ele disse que, em uma das obras da sua nova propriedade, construiu uma plataforma flutuante para a pesca esportiva.


Porém, como já dito, o fato de ter que interromper a pescaria o incomodava. Foi então, que em 2016, ele teve a ideia, desenhou e a projetou, com a ajuda de irmãos e amigos.



Em novembro de 2017 a construção começou e, exatamente dois anos depois, em novembro de 2019, nasceu a casa flutuante, uma plataforma sobre a água feita com tambores reciclados de 200 litros! A casa possui três quartos de casal com cama de solteiro à parte, além de um banheiro.


“Na hora de pescar precisávamos subir no rancho para fazer comida, tomar banho… Tínhamos que parar de pescar para subir para dormir… Aí tive a ideia de construir uma casa sobre a água, onde tivesse a cozinha os quartos e o banheiro, para que não fosse preciso ficar subindo e descendo no rancho. São, ao total, 140 unidades do tambor para poder suportar a casa por cima das águas da Represa de Capim Branco 1, aqui em Uberlândia”, comentou.



Mas claro, vendo a construção assim, surgem mil perguntas em nossa cabeça. Sobre a estabilização, energia, água e esgoto… Mas Daniel tem uma resposta exata e precisa para cada uma das dúvidas.


Por ter 140 metros de construção, a casa praticamente não se mexe e é bem estável. A exceção são as raras marolas provocadas por alguma lancha.



Já quanto à energia elétrica, a casa possui energia da Cemig, maior distribuidora de energia elétrica do Brasil em extensão de rede, atendendo aproximadamente 96% do Estado de Minas Gerais.


Porém, mesmo com energia elétrica, a casa flutuante possui placas solares e banco de baterias, garantindo sua luz, mesmo se não tiver energia na rede.



Todo o esgoto da casa possui tratamento, inclusive das águas do banho, pelo sistema de biodigestor.


Não é à toa que Daniel é pescador esportivo. Ele se preocupa demais com as questões ambientais e a proteção da natureza. A casa, por exemplo, possui lareira ecológica, justamente por esse cuidado com o meio ambiente.


Outro fato muito importante é que a casa está aberta à reservas e locação, porém, quem estiver desfrutando da casa flutuante precisa respeitar a lei do meio ambiente do IEF, o Instituto Estadual de Florestas, na represa de Capim Branco.


A regra, de acordo com o proprietário da casa, é a pesca de apenas três peixes, devidamente habilitado com a carteirinha de pescador amador.


“Incentivamos a pesca esportiva na casa, desde que respeite as leis. Na região, é um empreendimento único, pois não se vê com frequência uma casa que flutua, com muito sossego e diversão para família e para quem gosta de uma boa pescaria, com total conforto. Alugamos a casa para fins de semana e durante a semana, com o mínimo de 2 dirias, para no máximo de 10 pessoas. É para todo mundo se divertir. Família, grupo de amigos, pescadores e casais”, disse o proprietário.


Quem se hospedar por lá, vai poder curtir a pescaria de grandes exemplares, como Piaus, Mandis, Traíras, Tucunarés, Tilápias, Pacus, Caranhas e Piracanjubas, além de outras espécies um pouco mais difícil de se pescar no anzol.


“O esporte da pesca tem muitos adeptos no Brasil, e pescar com todo conforto atrai muito os pescadores em geral, mas além disso todos os tipos de pessoas que gostam do empreendimento, para o lazer, sossego e esportes aquáticos. Como natação, andar de caiaques, além da pesca. Após a criação do Instagram da casa, o sucesso foi inevitável pela divulgação dos próprios hóspedes e pelas postagens feitas por uma amiga da casa, nos stories e no feed”, disse Daniel.



Você pode ver mais sobre a casa flutuante e entrar em contato com eles através do Instagram: @acasaflutuante.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS