Cáceres: o `Portal do Pantanal` e reduto da Pesca Esportiva no Mato Grosso

Município do MT sedia a maior competição mundial da modalidade

Por Fish TV - 01/03/2018 em Notícias / Turismo

O Pantanal do Mato Grosso é conhecido por sua beleza natural e pelas águas próprias para a prática de pesca esportiva. A região é considerada pela UNESCO como patrimônio natural mundial e reserva de biosfera.
E nessa que é uma das áreas mais privilegiadas do pantanal mato-grossense, a apenas 210 km de Cuiabá, está o pequeno município de Cáceres, que é considerado o "Portal do Pantanal".

Portal do Pantanal
A cidade possui em torno de 97 mil habitantes e ostenta uma das maiores potencialidades turísticas do estado: a grandiosidade e a beleza do Rio Paraguai e de seus afluentes. E é justamente nesse rio que se realiza anualmente o maior evento do município, o Festival Internacional de Pesca Esportiva (FIPe).

O FIPe
O FIPe foi criado no ano de 1980 por um grupo de amigos que tinham uma paixão em comum: o amor pela pescaria. Junto a isso, a necessidade - já naquela época - de preservar o Rio Paraguai também motivava essas pessoas comuns, reunidas por um interesse único.
A primeira edição do evento contou com 42 competidores, todos homens. As crianças começaram a participar da competição em 1982.
Já as mulheres, tiveram representação apenas a partir de 1986. Em 1992, o evento foi registrado no Livro dos Recordes (Guiness Book) como o maior campeonato mundial de pesca embarcada em águas fluviais.
Para a edição deste ano do FIPe (37ª desde que o evento foi lançado), são esperados 1.200 inscritos. O FIPe 2018 acontece de 06 a 10 de junho, aproximadamente na metade da temporada de pesca do município, que vai de fevereiro a setembro, e contará com shows nacionais e diversas outras atrações - sendo a pesca, é claro, a maior delas.
 
Preocupação Ambiental
Seja na competição ou no dia a dia, a preocupação ambiental é muito presente na cultura de Cáceres. Desde 1988, o FIPe utiliza anzóis sem farpa e em 1997 foi adotada a prática do pesque e solte em todas as modalidades da competição.
Mostrando que essa preocupação tem dado certo, Lawrence Ikeda, o biopescador da Fish TV, esteve no local e comprovou a diversidade de espécies na região. Você pode conferir o episódio do Biopesca gravado em Cáceres/MT clicando aqui.
 
Turismo Local
E para recepcionar todos os turistas - participantes ou não do FIPe - que visitam a região, Cáceres tornou-se um dos maiores polos turísticos do Mato Grosso.
São diversos barcos-hotéis, hotéis e pousadas que acomodam aos turistas com conforto e hospitalidade. A prefeitura ainda disponibiliza um espaço onde os turistas podem consultar diversas informações úteis para a sua estadia na cidade.
Se interessou? Então assista ao vídeo abaixo, viaje para Cáceres e explore todas as possibilidades desse município rico em cultura, turismo e diversidade no coração do Pantanal mato-grossense.


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS