Abeta lança manual de práticas sanitárias para turismo de natureza

O material, fruto de um trabalho voluntário entre especialistas, tem o objetivo de auxiliar na retomada do setor

Por Priscila Gomes - 15/06/2020 em Notícias / Turismo - atualizado em 04/08/2020 as 09:58

A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) lançou o “Manual de boas práticas - recomendações de procedimentos sanitários para a operação de atividades de turismo na natureza” com o intuito de auxiliar na retomada do setor em tempos de coronavírus. A apresentação do material explica que a entidade está fazendo semanalmente um encontro virtual para acolher, congregar e inspirar os associados e sociedade em geral. A partir dessas reuniões foram instituídos Grupos de Trabalho (GTs) para discussões e encaminhamentos de ações para o enfrentamento da crise. Uma das iniciativas realizadas foi a construção do manual. 

 

O diretor-executivo da Abeta, Luiz Del Vigna, conta que para fazer o material, a equipe de especialistas da rede da associação foi mobilizada. “Não somos especialistas em saúde, mas sim na vida ao ar livre. Então, fizemos um trabalho de pesquisa com as principais entidades sanitárias que vem tratando do tema do Covid-19 no Brasil. Vale ressaltar, o que nos orgulhamos muito, é que esse trabalho é feito 100% voluntário com profissionais da nossa rede”, conta. Grupos de Trabalho de diferentes segmentos do turismo de natureza continuam fazendo pesquisas. Após ficarem prontas, os resultados também serão colocados no manual.

 

O material aborda temas como medidas de distanciamento físico e prevenção de contágio; medidas de sanitização de ambientes higienização de equipamentos, objetos, roupas, veículos e resíduos; medidas de higiene pessoal para colaboradores; medidas de comunicação e de monitoramento. Para ter acesso ao manual clique aqui

 

Pesquisa Abeta 

Para entender o cenário do turismo de natureza no Brasil, a Abeta está realizando uma pesquisa com o público que trabalha nesse segmento. O objetivo é identificar o panorama dos empresários brasileiros do setor. A partir das informações será possível compreender algumas questões, como o perfil de consumidores e as demandas e necessidades político-institucionais em nível nacional e local. Se você trabalha nessa área, clique aqui e responda a pesquisa.

Veja a notícia na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS