Projeto para tornar Tucunaré símbolo da pesca esportiva de Manaus-AM é aprovado

O projeto, que segue para validação do prefeito, também traça regras para conservação da espécie.

Por Marcelo Telles - 06/07/2023 em Notícias / Política

Foi aprovado o Projeto de Lei denominado PL119/2022, que dispõe da homenagem ao peixe da espécie Tucunaré, para o tornar símbolo oficial da pesca esportiva da capital amazonense. Agora falta, apenas, a aprovação do prefeito de Manaus, David Almeida.


Dentro do projeto, idealizado pelo próprio presidente da Câmara Municipal, vereador Caio André, porém, não está apenas a adoção da espécie como este símbolo, mas também o estabelecimento de determinadas áreas de preservação para estes animais, valorizando cada exemplar.



Como dito, as áreas de conservação definidas foram: o Rio Negro, Rio Paraná da Eva, Lago do Puraquequara, Lago do Tarumã-Açu, Lago do Tarumã-Mirim, Rio Cuieiras e Lago do Apuaú.


Também fica proibida a captura de qualquer exemplar da espécie nas datas entre 1º de janeiro e o dia 15 de março, época de reprodução do Tucunaré. A proibição também se estende à pesca esportiva.



A proposta, debatida pela Câmara, foi aprovada de forma unânime. O Tucunaré já é visto como um símbolo nacional da pesca esportiva, porém, a aprovação do projeto significa um olhar ainda mais especial, fomentando também o turismo de pesca esportiva local. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS