Pesca Esportiva é reconhecida oficialmente como modalidade esportiva no Estado do Amazonas

Legislação estadual destaca relevância econômica e cultural da prática para a tomada da decisão

Por Thayná Souza - 13/04/2024 em Notícias / Política

Uma importante conquista para a Pesca Esportiva foi alcançada no Estado do Amazonas. Com a promulgação da Lei Estadual nº 6833, de 03 de abril de 2024, publicada no Diário Oficial do Estado, a modalidade é agora oficialmente reconhecida como uma prática de relevante interesse econômico e cultural.

Clique AQUI e confira. 



Publicação do Diário Oficial do Estado do Amazonas. Foto: Rogério Bessa


A legislação define a Pesca Esportiva como uma atividade voltada para o turismo e o desporto, contudo, com um foco fundamental na preservação dos recursos naturais, através da prática do pesque e solte. Esse tipo de abordagem ressalta não apenas a natureza esportiva da atividade, mas também seu compromisso com a conservação ambiental.



Gravação em Barcelos - AM. Foto: Programa Pesca em Ação


A região amazônica é reconhecida mundialmente por suas vastas áreas de floresta tropical, abrigando a maior bacia hidrográfica do mundo, com uma rede de rios que representa aproximadamente um quinto da água doce disponível na Terra. Além disso, a biodiversidade é única, com milhares de espécies de plantas e animais ainda desconhecidas pela ciência. Esse ecossistema complexo desempenha um papel crucial na regulação do clima global, na manutenção da qualidade da água e na proteção da diversidade genética do planeta.

Nesse cenário, uma modalidade de pesca se sobressai: o baitcasting. Reconhecida por sua precisão e eficácia, essa técnica de arremesso é amplamente empregada nas competições regionais. Ela envolve o uso de equipamento especializado para lançar iscas artificiais, e tem ganhado popularidade entre os pescadores esportivos locais devido à sua eficiência na captura de espécies típicas da região, como o tucunaré.



Gravação em Barcelos - AM. Foto: Programa Pesca em Ação


De acordo com Rogério Bessa, pescador esportivo e organizador de torneios de pesca esportiva no Amazonas, a legislação em questão é de suma importância para que as instituições que atuam na área reconheçam o crescimento da modalidade no Brasil e apoiem o desenvolvimento desse esporte.

Ele ressalta a busca contínua pela valorização e profissionalização da pesca esportiva de competição. Bessa destaca ainda a necessidade de aproveitar os dados de monitoramento provenientes dessas competições para auxiliar na fiscalização de pesqueiro nas áreas onde são realizadas as competições, enfatizando que é uma via de mão dupla que beneficia o meio ambiente, o esporte e os guias turísticos, que possuem um conhecimento ímpar sobre a atividade.



1ª Copa Brasil de Pesca Esportiva. Foto: Rogério Bessa


O reconhecimento oficial da Pesca Esportiva de Competição no Amazonas representa não apenas uma vitória para os praticantes do esporte, mas também um compromisso renovado com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento responsável das atividades ligadas à pesca na região.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS