NA PAUTA: PESCA ESPORTIVA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Em audiências, ICMbio discute proposta de criação de reserva que inclui o pesque e solte

Por Fish TV - 31/08/2018 em Notícias / Política - atualizado em 26/07/2019 as 11:56

O Instituto Chico Mendes (ICMbio) está trabalhando na criação do mosaico federal de unidades de conservação no Mato Grosso. A proposta inclui quatro categorias: a ampliação da Estação Ecológica de Taiamã e do Parque Nacional do Pantanal e a criação do Refúgio da Vida Silvestre e da Reserva de Fauna.

 Essa última inclui um projeto para trabalhar a pesca esportiva. "A Reserva da Fauna tem como foco o manejo da pesca, uma categoria que ainda não foi criada pelo ICMbio. A ideia é ter o envolvimento de centros de pesquisa e universidades para encontrarmos alternativas para fomentar o uso sustentável da pesca", explica Bernardo Brito Coordenador de Criação de Unidades de Conservação do ICMBio.

O pesque e solte em unidades de conservação pode proporcionar diversos benefícios. "É uma opção para o desenvolvimento do turismo. Além disso, abre alternativas de ampliação da renda de moradores da região", destaca Cleberson Carneiro Zavaski, o Binho, que é coordenador de regularização fundiária do ICMBio.
 
De acordo com o biólogo e apresentador do Biopesca, Lawrence Ikeda, a pesca esportiva pode ser uma ferramenta útil para o desenvolvimento sustentável de diversas regiões do país, desde que feita com critérios, seriedade e embasamento técnico-científico.  "A inclusão desse sistema nos planos de manejo e gestão de unidades de conservação de uso sustentável deve ser discutido em caráter multidisciplinar, levando-se em consideração os impactos e a preservação dos aspectos e valores socioeconômicos, culturais e ambientais de cada local", ressalta. 

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS