Lei regulamenta a Pesca Esportiva do Tucunaré no Estado do Amazonas

Amazonartur, empresa amazonense responsável pelo turismo local, gerenciará a lei, caso aprovada pelo governo do estado.

Por Marcelo Telles - 20/12/2023 em Notícias / Política

Foi aprovado, recentemente, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), o projeto de lei  nº 249/2023, que traz regulamentações significativas para a pesca esportiva do tucunaré, atitude que chegaria impulsionando, ainda mais, o turismo sustentável na região.


De acordo com a BNC Amazônia, a lei, que aguarda a sanção do governador Wilson Lima, institui o Fundo Estadual de Incentivo à Pesca Esportiva, que será gerenciado pela Empresa Estadual de Turismo, a Amazonastur.


Foto: Fish TV. 


Segundo a BNC, Ian Ribeiro, presidente da Amazonastur, destacou a importância que a lei tem para todo o setor da área turística do estado, ressaltando que a pesca esportiva contribui significativamente para a arrecadação econômica em todos os municípios do Amazonas.


O governo enfatiza que o pesque e solte movimenta um valor aproximado de R$ 500 milhões em receita, atraindo mais de 30 mil turistas, por temporada, interessados na captura do tucunaré, uma das principais espécies da bacia amazônica.


A nova legislação estabelece medidas como o defeso do tucunaré, crucial para preservar a espécie, se levarmos em conta a sua falta de migração. Normas, procedimentos e incentivos para a pesca amadora do tucunaré visam promover o turismo sustentável e impulsionar a economia local.


Foto: Fish TV. 


Vale lembrar que o tucunaré é o símbolo oficial da pesca esportiva em Manaus, capital do estado. Dentro do projeto para que ele fosse confirmado como tal, não estava apenas a adoção da espécie como este símbolo, mas também o estabelecimento de determinadas áreas de preservação para estes animais, valorizando cada exemplar.


Por isso, em julho de 2023, foram determinadas as áreas de conservação para a espécie: o Rio Negro, Rio Paraná da Eva, Lago do Puraquequara, Lago do Tarumã-Açu, Lago do Tarumã-Mirim, Rio Cuieiras e Lago do Apuaú.


Na ocasião, também ficou reforçada a proibição da captura de qualquer exemplar da espécie nas datas entre 1º de janeiro e o dia 15 de março, época de reprodução do Tucunaré. 




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS