Governo de Roraima classifica Unidades de Conservação para facilitar atividades sustentáveis

Medida foi apresentada para a Floresta Amazônica. Pesca esportiva está entre as atividades de desenvolvimento sustentável.

Por Marcelo Telles - 05/04/2023 em Notícias / Política - atualizado em 05/04/2023 as 17:28

O Governo do estado de Roraima promoveu novas diretrizes para as políticas referentes à conservação do meio ambiente na Floresta Amazônica.


Foi apresentando o Sistema Estadual de Unidades de Conservação de Roraima, que determina que a Femarh, Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, comece a ser a responsável pela realização de uma gestão que implante, fiscalize e monitore todas as unidades de conservação do estado, além de aprovar o plano de manejo e a sua discussão.



O sistema tem o seu foco na preservação da biodiversidade e de recursos avançados de desenvolvimento sustentável, respeitando a valorização dos conhecimentos tradicionais e da cultura local. A política é regida pela Lei Federal 9.985, de 18 de julho de 2000.


Uma das atividades de desenvolvimento sustentável que serão facilitadas pelo sistema é a pesca esportiva, que possui diversas redes de trabalho na região, com sete agências de turismo focadas na prática do esporte. Estas operadoras, por exemplo, devem informar a quantidade de turistas e o período de cada operação para a Femarh.


Com uma forte presença do peixe da espécie Tucunaré na região, turistas de vários cantos do Brasil e do mundo visitam o estado atrás do belo exemplar. Para os proprietários das empresas de turismo, a parceria entra as instituições é o jeito certo fazer prosperar o esporte.



A região tem se tornado cada vez mais e mais forte na pesca esportiva, fomentando a economia e fazendo movimentar todo o mercado nacional.


Sobre as políticas públicas, a Femarh diz que ações estão sendo desenvolvidas pelo Governo de Roraima para facilitar o acesso à essas políticas por ribeirinhos, agricultores e pescadores.


A Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos ainda diz que pretende efetivar, o quanto antes, a criação dos conselhos comunitários de cada vila que pertence à essas Unidades de Conservação que serão recategorizadas: as do Parque Estadual dos Nascentes e das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Boiacu-Itapará, Campina e Xeruini. 



A Femarh, que administra o Sistema Estadual de Unidade de Conservação de Roraima, diz que vem adotando todas as medidas essenciais para uma forte gestão e monitoramento dessas áreas, exercendo também, o poder de polícia ambiental para a proteção delas. 



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS