Brasil lança Plano Nacional para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva

O chamado PNPA foi lançado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, sendo uma das estratégias governamentais para fomentar a atividade.

Por Marcelo Telles - 05/06/2023 em Notícias / Política - atualizado em 05/06/2023 as 19:55

Foi lançado, na semana passada, pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, o PNPA: Plano Nacional para o Desenvolvimento Sustentável da Pesca Amadora e Esportiva.


Apesar de apresentado ao público, o plano estará sendo construído durante os próximos meses de 2023.


As estratégias para formação do PNPA serão pensadas e aplicadas de maneira coletiva, já que o plano é composto por outros quatro programas. São eles: Geração e Gestão de Dados, Ordenamento da Pesca Amadora e Esportiva, Desenvolvimento da Pesca Amadora e Esportiva, bem como o programa de Promoção e Divulgação.



Presente no lançamento, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, já havia falado, recentemente, com a Fish TV.


Na época, então, o ministro comentou que um de seus grandes objetivos seria fortaleces estratégias para estimular o desenvolvimento da atividade, de maneira sustentável.


De forma direta e indireta, o estímulo à prática da pesca esportiva afeta, obviamente, de forma positiva, diversos outros setores, como o turismo.


De acordo com o plano, trabalhar a pesca de forma sustentável também atrai os olhares de todo um mercado internacional, já que o setor faz girar bilhões de dólares em todo o planeta.



No lançamento, foi lembrado que o Brasil já emitiu mais de 300 mil licenças de pescadores amadores ou esportivo. Porém, a expectativa é que esse número triplique até 2026.


Quem também comentou sobre foi o diretor da CBPE, a Confederação Brasileira de Pesca Esportiva, Régis Portari.


Régis reforçou que tem estreitado os laços com diversos ministérios para realizar parcerias para o crescimento e o avanço da pesca esportiva em nosso país. 




Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS