A transformação digital solucionando os problemas dos seus clientes

Saiba como a CIGAM trabalha para sanar as ''dores'' dos clientes

Por Marcelo Telles - 21/10/2021 em Notícias / Mercado

Se você sabe alguma coisa sobre transformação digital, provavelmente, já deve ter escutado o nome da CIGAM.

A empresa de softwares de gestão, com mais de 35 anos atuando no mercado brasileiro e entre as melhores empresas de TI do país (de acordo com pesquisa realizada pelo GPTW - Great Place To Work), tem o seu foco em facilitar a vida de gestores, para que os mesmos tenham uma visão mais ampla do que ocorre na sua empresa, em meio às transformações digitais que vivemos.

Presente nos segmentos da indústria, varejo, distribuição, agro negócios e serviços, a ferramenta oferecida pela CIGAM faz com que a automação da empresa seja realizada de modo inteligente, deixando ao cuidado dos gestores, apenas as decisões mais importantes.

Isso mostra que todos os trabalhos oferecidos pela empresa, estão focados no sucesso de todos: não apenas dos seus clientes, mas também, preocupados com o ecossistema empresarial.

Nessa matéria você irá encontrar:

CIGAM tem mais de 35 anos de mercado brasileiro — Foto: Reprodução/YouTube CIGAM

Solucionando as dores de cada segmento

Chamamos de 'dor' a razão pela qual os clientes buscam a empresa e compram a sua 'solução'. E a CIGAM tem o objetivo de trazer métodos eficazes, para que as empresas solucionem as suas dores, com o propósito de impulsionar o sucesso dos negócios e das pessoas.

Para o CEO da CIGAM Software de Gestão, Robinson Klein, pode-se atingir os objetivos de venda através do meio digital, fortalecendo a gestão de relacionamento com o cliente (CRM).

"Inicialmente, é importante ter esse fortalecimento que, no meio digital, é potencializado pelo uso do CRM, justamente para acompanhar o histórico do mesmo, dentro da CIGAM; depois, seguimos para as soluções digitais, que ajudam no fortalecimento da relação do nosso cliente com o seu ecossistema", disse.

De acordo com o CEO da empresa, algumas das soluções digitais que têm o papel de ajudar o fortalecimento dessa relação, são feitas através dos portais: Portal do Cliente, aproximando e agilizando a troca de informação e efetivação com novas vendas e o Portal de Pesquisa de Mercado, dando apoio à toda estratégia de expansão de mercado.

Em total relação com o sucesso dos negócios e das pessoas, está o sistema integrado de gestão empresarial (ERP), que liga os processos e todos os dados de uma organização em um sistema. A CIGAM está entre os 5 maiores ERPs do país, de acordo com pesquisa realizada pelo Portal ERP.

"Com esse propósito, o ERP 4.0 está totalmente alinhado a isso. Cada empresa possui as suas particularidades, dores e cenários diferentes, mas o CIGAM conta com um conjunto de ferramentas que conduz o cliente na jornada da transformação digital", comentou o CEO.

O CIGAM é fácil porque a sua programação é fácil

Nos dias atuais, um dos fatores principais da empresa é conseguir entregar aos seus clientes, a total solução com uma tecnologia de ponta.

Dos cinco maiores ERP do país, o CIGAM é o único que possui suas regras de negócios escritas em plataforma Low-Code, que são plataformas com interfaces de desenvolvimento que permitem um trabalho de codificação tradicional, sem a necessidade de conhecer a linguagem de programação.

Em 1994, a empresa já escolheu uma tecnologia que garantia uma atualização tecnológica futura. Com isso, a CIGAM possui mais de 25 anos de experiência nessa programação, conseguindo oferecer aos seus clientes, mais agilidade e facilidade.

De acordo com Robinson, o desenvolvimento em plataforma Low-code exige menos linhas de código, além da fácil manutenção para a evolução do software. Com isso, se tem uma solução completa, com maiores e diferentes funções, trazendo eficácia a todo o procedimento.

"Com um código menor, é mais simples de entender e multiplicar o conhecimento para a equipe, tendo uma visão mais próxima de seu cliente, conseguindo gerar soluções mais fáceis. Sendo possível trabalhar mais com inovação, auxiliando os clientes em sua transformação digital, mais rápido e com menos custos", comentou.

CIGAM está entre a 5 maiores empresas de software ERP do Rio Grande do Sul — Foto: Reprodução/FishTV

Cliente CIGAM tem liberdade para crescer

Robinson ainda cita que, independente de qual seja a 'dor', primeiro é preciso que seja realizado um engajamento dos clientes, além de empoderar colaboradores, automatizar processos e transformar o modelo de negócio das empresas. Mas, para isso, é importante que se tenha um sistema que dê liberdade aos clientes.

"Sobre o sistema, temos a política comercial Inova, que foi desenvolvida para dar liberdade de inovação aos clientes, com um conjunto de ferramentas que confere segurança para o cliente na seleção das funcionalidades, para uma implementação completa com maior automação e melhorias de gestão, ajudando no crescimento da empresa".

Sede da CIGAM em Novo Hamburgo-RS  — Foto: Reprodução/FishTV

Entendendo o momento certo de se transformar digitalmente

Debater assuntos como esse é de extrema importância para todas as áreas empresariais. Como estamos falando de desenvolvimento digital (e vivendo em meio dele), deixar de acompanhar esse processo de transformação pode ser fatal.

Temos casos muito conhecidos, em diversos campos, de grandes empresas consolidadas no mercado, que acabaram falindo por esperar demais e não acompanhar o desenvolvimento.

Por exemplo, a Kodak. Uma das maiores empresas de fotografia que já existiu, faliu em 2012 por não acompanhar as tendências, investir em inovação e se reinventar. Na época, a empresa acabou preferindo manter seus processos, o que custou muito mais caro.

Robinson Klein ainda comenta que esse processo acontece em ciclos e que o importante é se manter constante, se modernizando e colocando em prática, um processo de cada vez.

"Acompanhar o desenvolvimento digital não é algo fácil. Todo dia surgem novas tecnologias, ferramentas e o comportamento do consumidor muda muito rápido, Por isso que, no meu ponto de vista, o maior desafio é a disrupção que, nada mais é, do que interromper o curso normal de um processo. Isso, em uma empresa, impacta diretamente na sua rentabilidade".

Mas a empresa que prefere manter o conceito original, também consegue entrar no mundo da transformação digital, que só tem a contribuir com isso, já que a chave do processo é deixar por responsabilidade do humano, atividades que só ele pode ter.

"Empatia, pensamento estratégico, capacidade de adaptação, inovação e ter o foco no cliente. A transformação digital veio para aprimorar os conceitos e não para mudar totalmente", comenta o CEO.

Por isso, empresas que já estão acostumadas a sanar as 'dores' de seus clientes da mesma maneira há anos, não precisam ter receio em se modernizar.

A transformação digital já é uma realidade

A transformação digital é uma mudança no modelo de negócios que já está acontecendo, sendo importante entender como cada negócio é afetado e como cada parte do ecossistema das organizações está envolvida nessa jornada.

"Para os empreendedores, eu diria que o primeiro passo é mudar a visão das lideranças, compreender que a transformação é algo positivo e necessário, que vai trazer resultados a curto e longo prazo. Isso, claro, com a construção de uma estratégia empresarial bem elaborada, com incentivo à inovação e uso da tecnologia adequada", aconselha Robinson.

CIGAM trabalha para que seus clientes solucionem as 'dores' de seus respectivos clientes — Foto: Reprodução/FishTV

Resolvendo as suas dores e potencializando o seu negócio

É com o foco em sanar os problemas dos clientes CIGAM, fazendo os seus negócios avançarem no mercado, que a empresa trabalha todos os dias. Quando as 'dores' aparecem, o objetivo da CIGAM é trabalhar com rapidez e eficiência para que a situação seja facilitada e resolvida.

Clientes CIGAM que já fizeram a instalação do software, dizem que os processos automatizados tornam a rotina e o dia a dia de trabalho correndo com maior fluidez.

Com isso, os resultados obtidos com as soluções' são percebidos de uma maneira extremamente rápida, atingindo a satisfação plena de todos que apostaram no software de gestão CIGAM.

Veja a seguir, algumas das soluções da empresa:

INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIO

A primeira solução a ser comentada é a Inteligência de Negócios, também abreviada pela sigla IN. A Inteligência de Negócios do CIGAM são diversos modelos e ferramentas prontas, que têm como objetivo facilitar o acesso e o entendimento de variáveis, com técnicas de BI.

Essas técnicas atravessam todo o sistema ERP e apresentam dashboards formatados com indicadores e com visões de cada área da empresa.

A Inteligência de Negócios do CIGAM atua de forma conjunta com o BI, oferecendo maior entendimento dos processos de gestão e de melhoria da eficiência operacional.

Isso sem citar que acaba criando novos modelos de informações, automatizando processos e distribuindo informações, reduz demandas de customizações e cria novas telas de entrada, identificando assim, oportunidades e realizando ajustes em suas estratégias de crescimento de dados.

ERP 4.0

O ERP 4.0 facilita a jornada da empresa na transformação digital. O sistema é a união de diversas ações e ferramentas que estão disponíveis para automatizar processos e transformar o modelo de negócio das empresas, engajando clientes e empedrando colaboradores.

Além de todo o processo de gestão da empresa, o sistema faz o auxílio aos clientes na construção de uma estratégia empresarial, com incentivo à inovação e utilizando da tecnologia mais adequada para realizar a transformação da empresa.

Mas como saber qual o melhor ERP para a empresa? O melhor sistema é aquele que apresenta uma solução completa, levando até os gestores, um controle detalhado de todo o andamento dos negócios, fazendo assim, a rentabilidade e a produtividade da empresa crescer.

HUB E-COMMERCE

A solução de HUB e-commerce automatiza diversas tarefas como cadastro de produtos e controle do estoque, agilizando as operações e otimizando o fluxo das vendas através da internet.

Ele atua junto ao sistema ERP, podendo importar os dados dos materiais que já estão inclusos no sistema de gestão. Com esse sistema, a empresa pode escolher quais os produtos que serão comercializados, precisando acrescentar, apenas, subsídios adicionais, como características, fichas técnicas, fotos, vídeos, entre outros.

Toda essa seleção, define o que vai ser acrescentado de acordo com as demais estratégias pré-elaboradas pela empresa, na área de marketing.

Com a solução do HUB e-commerce da CIGAM, o cadastro é único, otimizando o tempo e colocando o produto no ar de forma bem mais rápida e eficiente.

PORTAIS

Os portais CIGAM são soluções Mobile, que permitem que a gestão da empresa seja feita em qualquer hora e em qualquer lugar. Essa solução permite a análise dos resultados, vendas e movimentações, de uma forma totalmente prática e intuitiva, com segurança e agilidade.

Conheça:

Vamos começar falando a respeito do Portal CIGAM, que está disponível para todos e funciona como uma intranet. Com esse portal, é possível ter um fácil acesso à comunicação interna da organização, aos contatos, agendas, notícias, solicitações e documentos.

Já o Portal ERP permite o acesso online aos dados privados da empresa, contando com três grandes funcionalidades: multiendereçamento, requisição e solicitação de materiais.

O Portal CRM apoia a estratégia comercial da empresa, possuindo um acompanhamento do funil de vendas e do relacionamento com o cliente.

De forma acessível, o Portal Aprovações permite a liberação de pagamentos, ordens e alçadas.

O Portal do Cliente dá a possibilidade de interação direta com o cliente, tornando o processo de vendas, satisfação e acompanhamento muito mais rápido.

Já o Portal Indústria permite um acompanhamento da produção do chão de fábrica em tempo real, com mobilidade e sistema totalmente intuitivo.

Outro portal é o de Varejo, que oferece mobilidade aos varejistas, para que os registros das vendas sejam feitos através do celular, tablet ou notebook, em qualquer lugar que tenha acesso à internet.

A CIGAM também possui o Portal Inteligência de Mercado, que fornece o acesso às informações de mercado, que identificam setores que estão crescendo.

Outra solução é para quem procura agilidade no processo de cotação de compras, melhorando a performance nas negociações: o Portal Fornecedor.

O Portal Serviços, além de proporcionar rapidez no processo das ordens de serviço, permite a gestão e o acompanhamento da equipe de trabalho.

Além do Portal Representante, desenvolvido para uma maior agilidade na inserção e gestão das vendas. Com este portal, pode-se verificar o estoque online, acompanhando a carteira de clientes e toda a remuneração da equipe.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Esta solução tem um diferencial: ela está 100% conectada ao CIGAM. A Cia (Inteligência Artificial CIGAM) acessa informações e interage por voz, em tempo real.

A Inteligência Artificial do CIGAM aprende com o usuário informações personalizadas, gerando comandos de voz únicos e tornando a usabilidade ainda mais amigável.

A Cia foi treinada com um grande conhecimento sobre o CIGAM, compreendendo o usuário. Ou seja, essa inteligência sabe muito sobre vários assuntos, podendo responder uma pergunta por texto ou exibir uma página da web com um conteúdo específico, ditado por comando de voz.

Sua otimização também é um diferencial. Ela tem autonomia para navegar por menus e telas, realizando a aprovação de alçadas, exibindo saldos financeiros e registrando informações cadastrais, além de movimentações. A Cia também realiza cálculos, aumentando a produtividade da operação.

A Inteligência Artificial da CIGAM também está em constante aprendizado. Ela navega pela internet obtendo informações, como condições cambiais, previsão do tempo, informações sobre alertas, atendimentos e demais eventos da agenda.


Automatização dos processos e foco no resultado

Trabalhar para que seus clientes solucionem as suas dores é um foco que a CIGAM possui. Por isso, Robinson Klein nos trouxe um exemplo, com um feedback de um de seus clientes especializado em soluções de videomonitoramento, a DTG.

A empresa instalou o software CIGAM e comentou que, com a plataforma anterior, era preciso utilizar processos manuais e planilhas para tarefas críticas, como controlar estoque, aferir custos e acompanhar o andamento dos trabalhos, o que tornava difícil visualizar o centro de custos e controlar entrada e saída de insumos. Porém, com o novo sistema CIGAM, os resultados foram imediatos.

"Com a implementação do CIGAM, a empresa consegue mensurar ganhos, com a visualização da movimentação financeira, da rentabilidade dos orçamentos e das projeções de fluxo de caixa, tudo em tempo real. Além disso, segundo eles, os diferenciais do CIGAM foram: segurança nas demonstrações práticas, transparência na descrição técnica, usabilidade das soluções e garantia do atendimento às necessidades mais específicas da empresa", finalizou.

As soluções explicadas pelo CEO mostram que, independente de qual seja o nicho de mercado, a transformação digital através do software CIGAM faz com que se consiga acabar com as 'dores' da clientela, entregando ao seu público, exatamente, aquilo que ele esperava encontrar quando procurou a empresa.

O que falta para a sua empresa focar mais em resultados?

Saiba mais sobre a CIGAM e sobre todos os benefícios que ela pode trazer para a sua empresa, clicando aqui.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS