Setor náutico segue em crescimento constante e movimenta a economia em mais de R$1 bi

Valor foi arrecadado em impostos no ano de 2022, sem contar sua importância na geração de empregos, com cerca de 100 mil vagas criadas dentro do setor.

Por Marcelo Telles - 04/05/2023 em Notícias / Mercado - atualizado em 04/05/2023 as 12:48

Para nós, apaixonados pela pesca esportiva, o crescimento do setor náutico é algo que percebemos, nitidamente, quase todos os dias. Porém, quando nós vamos atrás dos números que este setor representa para a economia brasileira, temos ideia que ele é maior do que imaginávamos.


O setor náutico é tudo que engloba a navegação marítima, como a arte de navegar e as suas respectivas embarcações.


Assim como em diversos outros setores, após a pandemia da Covid-19, o segmento apresentou um crescimento rápido e constante, tanto em termos de mercado, quanto em termos de geração de novos empregos.



De acordo com a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos, a Acobar, o setor passou, no ano passado, para R$1 bilhão em arrecadamento de impostos e gerou cerca de 100 mil novas vagas de trabalho, tanto diretamente, quanto indiretamente.


Com isso, todas as empresas do ramo, ou que se relacionam, de alguma forma, com esse segmento, estão buscando se aprimorar para oferecer novos empregos que estejam de acordo com o crescimento rápido de todo o setor náutico.


Hoje, é fácil notar que empresas estão oferecendo, por exemplo, cursos técnicos para incentivar o interesse na náutica, deixando o profissional especializado em sua formação. Com isso, as empresas saem beneficiadas com uma mão de obra especialista, bem como o profissional, que vai carregar o conhecimento adquirido consigo.



Mas, para entender melhor esse crescimento, muitos costumam fazer um comparativo com outros grandes setores de mercado.


Assim como montadoras automobilísticas, por exemplo, o segmento de navegação marítima também possui um forte processo de fabricação. Este, por sua vez, é feito de maneira mais artesanal, necessitando de mais profissionais aptos ao serviço.



Outro detalhe importante, é que os salários costumam ser um pouco mais elevados neste setor. Ainda como divulgou a Associação Brasileira dos Construtores de Barcos e Seus Implementos, em cada mil embarcações que são fabricadas, 8 mil novos postos de trabalho são criados, mais uma vez, tanto diretamente, quanto indiretamente.


Sendo assim, uma coisa puxa a outra, e com o crescimento do setor e da procura pelas embarcações náuticas, mais forte deve ser a produção. Com isso, consequentemente, mais empregos são gerados em todo o setor.


As informações deste texto têm como fonte a matéria produzira por Carolina Piazentin, redatora da Compre Náutica.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS