Setor da pesca esportiva terá novidades em 2015

A profissionalização dos condutores de turismo de pesca é uma das iniciativas

Por Fish TV - 19/12/2014 em Notícias / Mercado

A proteção de peixes capturados na pesca esportiva e a profissionalização dos prestadores de serviço desse setor foram temas abordados em uma reunião do ministro Eduardo Lopes com lideranças comunitárias, operadores de turismo de pesca e representantes da Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE). Os assuntos foram discutidos entre os dias 10 e 13 de dezembro.

Guias de pesca terão seus direitos trabalhistas garantidos a partir de janeiro de 2015.(Imagem: Arquivo/Fish TV)


De acordo com o ministro, a regulamentação da profissão do "condutor de turismo de pesca" é uma prioridade para o desenvolvimento do setor. A iniciativa é um compromisso assumido pelo MPA, que vem trabalhando junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para a oficialização desta ocupação. "Com uma nova edição da Classificação Brasileira de Ocupações CBO do MTE, a profissão destes trabalhadores estará reconhecida e eles terão os direitos garantidos a partir do primeiro semestre de 2015", afirma. Com a regulamentação, os condutores de turismo de pesca terão direitos previstos pelas leis trabalhistas, como a aposentadoria e demais seguridades.
 
Eduardo Lopes recebeu em mãos uma solicitação de proteção ao tucunaré-açu na bacia hidrográfica do Rio Negro. Segundo a ANEPE, essa espécie é vetor de todo o turismo de pesca da região amazônica. O documento afirma que a atividade leva renda e emprego para locais remotos da Amazônia. A prática não tem prejuízo ambiental, já que os turistas levam apenas as fotos das capturas para casa.
 

Fonte: Ministério da Pesca e Aquicultura
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS