Sem dados atualizados sobre a pesca no Brasil

Desde 2011 MPA não coleta informações sobre atividade no país

Por Fish TV - 21/01/2015 em Notícias / Mercado

O protesto feito por pescadores de Itajaí no inicio do mês sobre a nova lista de peixes ameaçados de extinção revelou um problema na gestão pesqueira do Brasil. O último boletim estatístico foi publicado em 2011 pelo Ministério da Pesca e Aquicultura. Desde então, não há dados oficiais sobre a atividade pesqueira no País. Em justificativa o MPA, informou que "tem buscado aperfeiçoar a coleta de dados, para então publicar os boletins subsequentes".

O único dado disponível do período se refere à produção aquícola - a de animais cultivados em cativeiro -, de 2013 do IBGE.  

Problema afeta setor produtivo, cientistas e organizações, limitando as atividades de monitoramento e planejamento sustentável da atividade. (Imagem: Reprodução/MPA)


Foi protocolada no dia 14 pela empresa Oceana Brasil, uma carta aberta à presidente Dilma Rousseff, pedindo a reestruturação das políticas de pesca no País. O documento foi assinado por 28 especialistas acadêmicos e 16 representantes de entidades ligadas ao tema. Um dos itens da lista se refere à necessidade da produção de dados "sistemáticos e contínuos" sobre a atividade pesqueira no Brasil.

Em outubro passado foi criado através da Portaria MPA 385:2014 GTT, um Grupo Técnico de Trabalho (GTT) formado por oito especialistas com o propósito de analisar os dados da produção pesqueira e aquícola de 2008 a 2013, em um prazo de 90 dias. Segundo o Ministério, o relatório está em fase de finalização. 


Fonte: Estadão
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS