Próxima semana é recheada de atrações em evento de aquarismo em Muriaé-MG

Cidade é palco de mais uma edição do evento, que terá o encontro dos profissionais aquaristas da região.

Por Marcelo Telles - 31/08/2023 em Notícias / Mercado - atualizado em 31/08/2023 as 17:59

Mais uma vez, a cidade de Muriaé, no estado de Minas Gerais, representando outras sete cidades da região, é palco de um dos maiores eventos do setor. Durante a 66ª Expo Muriaé, acontecerá o 5º Encontro de Aquaristas de Muriaé e Região, além da 1ª Exposição Estadual de Aquicultura Ornamental.


A exposição vai estar acontecendo entre os dias 2 e 7 de setembro, com início neste sábado. Das 12h às 22h, os visitantes poderão acompanhar palestras e oficinas, além de poderem apreciar as mais belas espécies de peixes expostas nos aquários.


Já no dia 3 de setembro, próximo domingo, simultaneamente à exposição, acontecerá a quinta edição do encontro de aquaristas, das 8h30 às 16h, no Pavilhão 1 do Parque de Exposições de Muriaé.



Como mencionada acima, a cidade representa outras sete, já que todas fazem parte do Polo responsável por cerca de 70% da produção de peixes ornamentais no Brasil, que são as espécies de peixes de aquário, selecionadas pelas suas cores e formas, além da facilidade de manutenção nesses locais.


Muriaé fica a cerca de 300km da capital do estado, Belo Horizonte, e está com a agenda cheia tamanha as atividades que irão acontecer. O encontro receberá criadores, fabricante de rações, distribuidores, lojistas, piscicultores, importadores, pesquisadores, alunos e, também, institutos estaduais e federais, além da presença de toda a população local.



Esse ano, o evento conta com parcerias com órgãos estaduais, além da presença da Peixe MG, associação dos aquicultores do estado de Minas.


De acordo com a organização do evento, o objetivo é incentivar a produção de peixes ornamentais e o trabalho dos aquaristas, fomentando o setor e impulsionando a atividade.


A criação de peixes em aquários, tanques ou até mesmo lagos artificiais é uma prática muito antiga e, hoje em dia, o comércio de peixes ornamentais é uma indústria milionária, movimentando milhões de dólares todos os anos.



No sábado o evento terá a palestra com Mario Unaqua, sobre a Importância das Exposições e dos Padrões Raciais na Evolução do Mercado da Piscicultura Ornamental. Em seguida, Marcelo Assano comentará sobre as Variedades de Carpa Nishikigoi. Logo depois, palestra de Wilson Viana sobre Padrões do Peixe Betta. Jorge Vieira encerra o dia de palestras falando sobre a Peixe MG. Às 16h40 acontecerá o torneio de Bettas.


No domingo, Jenner Zuanon comentará sobre o Bem Estar na Criação e Comercialização de Peixes Ornamentais; Manoel Vazques fala sobre a Genética Acará Disco e Acará Bandeira, além de Paulo Sérgio que comentará sobre Aquarismo Jumbo.


Na segunda-feira, Guido Salardani palestra sobre a Qualidade de Água Aplicada à Piscicultura. Bruno Queiroz diz Quais Espécies Podem Ser Produzidas e Comercializadas.



Já na terça, às 9h, acontecerá a Reunião da Câmara Técnica Setorial de Aquicultura da Seapa-MG. No início da tarde, Gilberto Bonato fará a palestra sobre a Regularização Ambiental na Piscicultura Ornamental.


No dia 6 de setembro, quarta-feira, Guido Salardani e Gilberto Bonato voltam ao comando. Dessa vez, Guido ministra a Oficina Senar sobre Peixes Ornamentais e Gilberto faz a palestra Conhecendo o Ecossistema - Portal de Serviços da SEMAD.


Se você curte o assunto, vai valer a pena dar uma passada por Muriaé e acompanhar o evento! O setor é um dos que mais cresce e a beleza de cada exemplar é algo inexplicável.  



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS