Não é de hoje que os números da pesca esportiva impressionam.
O último relatório sobre a movimentação da atividade da American Sportfish Association (ASA) mostram que a pesca esportiva gera mais de 230,5 bilhões de dólares, anualmente, somente nos Estados Unidos, país com o maior número de adeptos ao esporte, além de criar mais de um milhão de empregos diretos.
Foto: Ehsan Ahmadnejad / Pexels.
Mas vocês sabem, realmente, o que isso representa?
Para termos uma noção mais direta do quanto isso impacta, fizemos uma pequena lista bem interessante. Nela, vamos mostrar empresas, marcas, indústrias e países que, apesar de faturarem bilhões, ainda assim, ficam atrás da pesca esportiva americana.
A pesca esportiva nos Estados Unidos movimenta:
1. Mais do que o valor de mercado da Disney
Foto: MacGyverNRW / Pexels.
Que Mickey que nada! Os americanos querem mesmo é ver um belo Black Bass na ponta da linha! E chegamos até essa conclusão seguindo os dados do relatório da American Sportfish Association, já sabendo das pesquisas realizadas pela CompaniesMarketCap, pela StockAnalysis e pela Trading Economics.
As pesquisas apontam que a Disney possui um valor de mercado que gira entre 219 e 224 bilhões de dólares em bolsa. Mesmo que seja um valor gigantesco, ainda assim, é menor do que os 230,5 bilhões que a pesca esportiva movimenta.
Fonte: American Sportfishing Association e Trading Economics.
2. Mais do que o PIB de países inteiros
Foto: Abdullah Ghatasheh / Pexels.
O Produto Interno Bruto (PIB) representa o valor de tudo o que é produzido em um país, geralmente, dentro de um ano. Isso inclui bens como carros, alimentos, roupas e serviços, como educação, saúde e transporte. Ou seja, o PIB sempre vai ser um valor gigantesco.
Porém, muitos países possuem um PIB menor do que a movimentação da pesca esportiva americana. Hungria, Catar, Ucrânia, Croácia, Uruguai e Paraguai são alguns dos países que giram um valor menor do que a pesca esportiva dos Estados Unidos.
Fonte: American Sportfishing Association e World Development Indicators.
3. Mais do que a receita da Apple com as vendas de iPhone
Foto: Lukgehr / Pixabay.
Se você não tem um iPhone, com certeza conhece alguém que tenha. O iPhone é o modelo mais popular do planeta, de acordo com a consultoria Counterpoint Research, liderando as vendas globais no ano passado.
Mesmo assim, a receita de todas as vendas de iPhone no mundo ainda passam longe da pesca esportiva. Segundo a Visual Capitalist, com base no relatório anual 10-K da Apple, a empresa faturou 201,2 bilhões de dólares com a venda dos smartphones em 2024...
Precisam vender muito mais iPhones para alcançar os 230,5 bilhões.
Fonte: American Sportfishing Association e Visual Capitalist / Voronoi.
4. Mais do que a indústria de televisão dos Estados Unidos
Foto: Caleb Oquendo / Pixabay.
Tá faltando uma Fish TV nos Estados Unidos, hein! Porque, de acordo a consultoria nScreenMedia, a indústria televisiva dos EUA movimentou, aproximadamente, 225,6 bilhões no ano passado.
Mesmo tendo um crescimento de 5% em relação a 2023, a indústria ainda movimenta menos do que a pesca esportiva.
Fonte: American Sportfishing Association e nScreenMedia.
5. Mais do que o faturamento das quatro principais ligas dos EUA
Foto: Markus Spiskse / Pexels.
Em um país com 74 milhões de interessados em pesca esportiva, o basquete, futebol americano, beisebol e hóquei no gelo ficam para trás!
De acordo com o relatório “How U.S. Sports League Make Money” da Visual Capitalist, as quatro principais ligas do país, dos esportes mencionados acima, respectivamente, NBA, NFL, MLB e NHL movimentaram apenas 52,6 bilhões!
Ou seja, a pesca esportiva gira mais do que QUATRO VEZES o valor de todas essas ligas somadas. E vamos combinar, né? A pesca esportiva é muito mais divertida!
Fonte: American Sportfishing Association e Visual Capitalist / Voronoi.
Foto: Laura Stanley / Pexels.
E tudo isso sem precisar de estádios, de palco ou de telas! Diferente das indústrias de entretenimento e de grandes ligas esportivas, a pesca esportiva acontece em lagos, rios, represas e mares, sem cobrança de ingressos ou de mensalidades fixas. Ainda assim, gera mais impacto econômico do que muitas dessas indústrias.
Outro detalhe importante é que esses dados são apenas nos Estados Unidos! Se somarmos com todos os outros países, com milhões de apaixonados por pesca esportiva, esses valores seriam muito maiores.
E assim a pesca esportiva caminha para mais e mais sucesso em todo o planeta. Mesmo com tanto valor movimentado nos Estados Unidos, é aqui no Brasil o melhor lugar para se praticar o pesque e solte. Ou seja, todos esses números também refletem em nosso dia a dia como pescadores.
Seguimos crescendo e fomentando a pesca esportiva!
Vamos chegar a patamares inimagináveis!
para comentar