49ª Festa do Surubim confirma milhões de pesos em prêmios e 1.400 embarcações em Goya, Argentina

Evento considerado um dos maiores do mundo na pesca esportiva acontece de 27 de abril a 3 de maio e reforça grande estrutura e compromisso ambiental.

Por Marcelo Telles - 03/03/2026 em Notícias / Turismo

A cidade de Goya, na província de Corrientes, na Argentina, já vive o clima da 49ª edição da Festa Nacional do Surubim, que será realizada de 27 de abril a 3 de maio de 2026.


A organização confirmou uma premiação histórica de 600 milhões de pesos, consolidando o evento como um dos maiores encontros da pesca esportiva no mundo.


Foto: Fish TV.


Presidente da COMUPE, Raúl “Bucky” González Vilas conversou com Laís Vanessa, apresentadora do programa Destinos da Fish TV, em entrevista para o quadro de Turismo do Fish News, e destacou que a festa ultrapassa o aspecto esportivo. 


“É um evento de nível mundial, instalado definitivamente na nossa região. As inscrições abrem e, automaticamente, as vagas se esgotam”,
afirmou.


Segundo ele, a edição deste ano foi limitada a 1.400 embarcações, número definido para garantir segurança e organização no rio.


“É uma loucura administrar todo esse fluxo de lanchas, equipes e turistas. Somos uma cidade pequena, mas com um coração enorme, pronta para receber todos.”


Foto: Fish TV.


Raúl reforçou que este é o melhor período do ano para conhecer Goya.


“Não estamos falando apenas de pesca. Temos exposição da indústria e do comércio, empresas de todo o país apresentando produtos, marcas náuticas mostrando novos modelos de embarcações, festival folclórico de chamamé e também shows de música internacional”, explicou.


A festa começa na segunda-feira, 27 de abril, e termina no domingo, 3 de maio, com o tradicional jantar dos pescadores, um dos momentos mais emblemáticos do evento.


Cerca de 5 mil participantes se reúnem para o churrasco coletivo e para a entrega do prêmio principal do Surubim. 


“É realmente incrível”, resumiu o dirigente. E deixou o convite: “Quem não conhece o Mundial de Pesca, não conhece o que é a pesca”.


Foto: Fish TV.


No campo esportivo, a organização ampliou para 13 as zonas de pesca, oferecendo mais conforto e melhor distribuição das equipes. A proposta é manter o equilíbrio entre crescimento e responsabilidade. “É preciso cuidar tanto do Surubim quanto do pescador. São os dois pilares da nossa festa”, destacou Raúl.


Inicialmente prevista em 500 milhões de pesos, a premiação foi ampliada após ajustes orçamentários. O campeão geral receberá 60 milhões de pesos, enquanto o prêmio para o maior surubí será de 30 milhões. A distribuição contempla os 20 primeiros colocados na classificação geral e os 15 melhores no Surubí Mayor, além de premiações por zona, do primeiro ao quinto lugar em cada uma das 13 áreas.


Há ainda reconhecimento para a mulher mais bem classificada e para o competidor mais jovem. Entre os valores especiais, cada vencedor de zona receberá 3 milhões de pesos, e a melhor pescadora de cada setor levará 1.200.000 pesos.


Raúl já projeta a edição histórica de número 50, em 2027.


“Estamos trabalhando com força total, otimizando recursos e melhorando a estrutura para que nossa festa tenha o brilho que merece.”


Foto: Fish TV.


A organização também anunciou melhorias na infraestrutura do parque do evento, com ajustes em abastecimento de água, estacionamentos e criação de um espaço dedicado aos pescadores, incluindo cabine de streaming para ampliar a cobertura de imprensa.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS