Ministérios da Pesca e do Turismo assinam acordo de cooperação durante a Feipesca

Na ocasião também foi oficializada a regulamentação da profisão de Condutor de Turismo de Pesca

Por Fish TV - 06/03/2015 em Notícias / Mercado

Nesta quinta-feira (05) durante a cerimônia de abertura da 4ª Feira Internacional da Pesca Esportiva (Feipesca), em São Paulo, o Ministério do Turismo assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Pesca e Aquicultura com o objetivo de fortalecer a relação entre o mercado de turismo e as atividades ligadas à pesca. 

Na cerimônia, o guia de pesca Antônio Sanches recebeu simbolicamente, das mãos do ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, uma placa representando a Carteira de Condutor de Pesca. A regulamentação da profissão aconteceu no inicio deste ano e atende a uma  antiga reivindicação da categoria, que representa um passo fundamental para os guias de pesca.

Programa Vida de Guia da Fish TV apoia e incentiva os profissionais do turismo de pesca. (Imagem: Fish TV)


Um plano de ação deve ser desenvolvido nos próximos 30 dias, afim de propor estratégias para estruturar destinos de turismo de pesca no país, eventos e valorizar profissionais que atuam no segmento. Além  de estimular o consumo de produtos aquícolas, pesqueiros nacionais e valorizar as comunidades que vivem da pesca.

Diretor presidente da Fish TV, Luis Motta (á esquerda), o guia de pesca Toninho Sanchez e o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, durante cerimônia de oficialização da profissão de Condutor de Turismo de Pesca, na Feipesca 2015.


"Ganham os turistas, ao experimentar a pesca esportiva ou um bom pescado fresco; os pescadores, com o aumento da demanda; e o país, com o desenvolvimento econômico e a inclusão social", afirmou Alberto Alves, na ocasião representando o ministro do Turismo, Vinicius Lages.

O MTur e MPA já haviam firmado um acordo de participação conjunta em eventos e reconhecido o trabalho do condutor de pesca como atividade catalogada pelo Cadastro Brasileiro de Ocupações.

Fonte: MTur
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS