Ministério do Turismo e da Pesca e Aquicultura reafirmam parceria

Acordo entre os ministérios prevê medidas para fortalecer o segmento de turismo de pesca e amplia ações de qualificação

Por Fish TV - 13/05/2015 em Notícias / Mercado

A pesca esportiva movimenta cerca de U$ 40 bilhões por ano nos Estados Unidos. O Brasil, apesar de contar com um milhão de adeptos e ter realizado 140 torneios no último ano, ainda não conhece o impacto desse esporte na economia. Para promover e estruturar os destinos de pesca esportiva, o ministro do Turismo, Henrique Alves, e o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho, reafirmaram o acordo de cooperação técnica para fortalecer a relação entre o mercado de turismo e as atividades ligadas à pesca.

Os programas Vida de Guia e Destinos da Fish TV apoiam o turismo de pesca. (Imagem: Divulgação/FishTV)


O ministro da pesca reforçou a necessidade de consolidação de um calendário anual dos eventos de pesca esportiva. Recentemente, Barbalho assinou com a Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva (ANEPE), um Acordo de Cooperação Técnica que prevê a realização do Campeonato Brasileiro e da Copa do Mundo de Pesca Esportiva. "A prioridade agora é trabalhar o calendário de torneios para entregar ao Turismo. Dessa forma, podemos aproveitar melhor nossas ações de promoção e a estruturação dos destinos".

Na foto o ministro da Pesca e Aquicultura, Helder Barbalho (à esquerda) e o ministro do Turismo, Henrique Alves. (Imagem:Divulgação/MPA)


Para Henrique Alves, promover e qualificar os destinos que recebem os praticantes da pesca esportiva são ações fundamentais para a modalidade crescer e se consolidar. "Com campeonatos nacionais e internacionais de pesca esportiva vamos atrair os olhos do mundo para nosso país", disse o ministro. 

Entre os objetivos do acordo de cooperação destacam-se o fortalecimento do segmento de turismo de pesca; a identificação de destinos e roteiros turísticos; a avaliação de conflitos decorrentes da pesca profissional e amadora; e o mapeamento do perfil dos turistas nacionais e estrangeiros que viajam motivados pela pesca e da oferta turística brasileira relacionada ao segmento.

Fonte: Ministério do Turismo
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS