WWF APRESENTA 93 NOVAS ESPÉCIES DE PEIXES AMAZÔNICOS

Relatório foi divulgado nesta quarta-feira em São Paulo

Por Fish TV - 01/09/2017 em Notícias / Meio Ambiente

De acordo com relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, divulgado nesta quarta-feira (30) em São Paulo, 381 novas espécies de plantas e de animais vertebrados da floresta Amazônica foram apresentados. Os dados são de artigos científicos, publicados entre 2014 e 2015.

Foram catalogadas: 216 plantas, 93 peixes, 32 anfíbios, 19 répteis, uma ave, 18 mamíferos e dois mamíferos fósseis - uma média de cerca de um novo ser vivo a cada dois dias. O problema é que esses animais e vegetais já chegam ao conhecimento dos cientistas e da sociedade sob o perigo de extinção.

Segundo Ricardo Mello, gerente do Programa de Amazônia da WWF-Brasil, apenas 20% do ecossistema da floresta é conhecido. Entre as novas espécies catalogadas, chamaram a atenção dos pesquisadores o boto Inia Araguaienses, encontrado na Bacia do Rio Araguaia e a nova espécie de primata, o macaco zogue-zogue-rabo-de-fogo.

Como metodologia, a WWF-Brasil revisou a bibliografia para inclusão apenas das novas espécies de vertebrados e plantas descritos em periódicos científicos e submetidos à revisão dos pares.

Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS