Loader

VOLUNTÁRIOS SE JUNTAM PARA LIMPAR BAÍAS MATO-GROSSENSES

Grupo deve percorrer 60 km para retirada de lixo

Por FishTV - 19/02/2018 em Notícias / Meio Ambiente

O projeto de comunicação e educação ambiental Teoria Verde lançou a Ação Voluntária de Limpeza do Pantanal, que irá recolher a maior quantidade de lixo possível no rio Cuiabá, no Mato Grosso, buscando também conscientizar a população dos treze municípios que margeiam esse curso de águas. A ação tem ainda o intuito de cobrar as autoridades públicas para que instalem barreiras que contenham o lixo para que não chegue ao Pantanal.

No período de chuvas, o lixo que é descartado de maneira errada nas cidades próximas ao rio, segue para os córregos e depois para o rio Cuiabá, indo parar no Pantanal. Esses objetos indesejados acabam se prendendo as vegetações, corixos e nas baías, poluindo a maior área alagada do mundo.

Os voluntários do projeto Teoria Verde vão percorrer cerca de 60km para a retirada de resíduos sólidos do rio na região de Barão de Melgaço, incluindo as baías de Chacororé e Siá Mariana, além de outros pontos.

Diversos parceiros já confirmaram que participarão da ação, e entre eles estão as prefeituras de Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço, a Associação Melgacense de Ecologia (Amec), Associação de Pescadores Z5, Pacto em Defesa das Cabeceiras do Pantanal, Secretaria Estadual de Turismo (Seadtur), Juizado Volante Ambiental (Juvam), assim como o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental.

O projeto de comunicação e educação ambiental Teoria Verde já realizou 49 ações de limpeza voluntária no Mato Grosso, retirando do meio ambiente mais de 160 toneladas de lixo, sendo a maior parte das intervenções na baixada cuiabana e no rio Cuiabá, considerado porta de entrada do Pantanal. O projeto também fiscaliza armadilhas para peixes durante suas ações, e realiza palestras educativas em escolas da região.

MAIS NOTÍCIAS