Universidade identifica potencial de turismo sustentável na Ilha da Pintada

A PUC, do Rio Grande do Sul, está desenvolvendo um projeto sustentável no local

Por Fish TV - 10/06/2016 em Notícias / Meio Ambiente

Um projeto de caráter sustentável está sendo desenvolvido pela PUC do Rio Grande do Sul na Ilha da Pintada, que integra o Parque Estadual Delta do Jacuí e o bairro Arquipélago de Porto Alegre. Composto por mais 15 ilhas, o bairro comporta mais de oito mil moradores. A motivação surgiu devido ao hábito dos gaúchos em praticar Stand Up Paddle (SUP). "Pelo perfil do público e o nível cultural dos praticantes pensamos em levar a população do continente para a Ilha por meio da remada para que conheçam a riqueza cultural e natural da região", diz um dos idealizadores do projeto, o professor dos cursos superiores de Tecnologia em Hotelaria e de Gestão de Turismo da PUCRS Fabrício Silveira de Souza.

Segundo o professor, a ilha tem grande potencial de mercado para práticas de turismo sustentável. "Ela está próxima ao centro de Porto Alegre e de um dos principais pontos turísticos da cidade, que é a Usina do Gasômetro. Tem importância histórica no processo de formação da cidade e a singularidade da cultura açoriana", afirma. 

Junto ao professor, o aluno do curso de Turismo Matheus Colvello fez o reconhecimento da estrutura turística, visualizando o que já existe, como o Museu Itinerante, que reforça a memória do bairro, mas está em fase de maturação. Além disso, eles analisaram os atrativos naturais e culturais e identificaram os principais agentes que movimentam a economia local, como a prática da pesca e a culinária tradicional conhecida por meio do prato típico "tainha na taquara". Para a realização do projeto serão firmadas parcerias com associações e entidades. 

Fonte: PUCRS
Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS