SOS MATA ATLÂNTICA COMEMORA EXPANSÃO DO PROJETO "OBSERVANDO RIOS"

ONG ainda promove exposição gratuita em São Paulo

Por Fish TV - 20/09/2017 em Notícias / Meio Ambiente

O projeto `Observando os Rios’, que sensibiliza comunidades sobre a importância da água e capacita voluntários para monitorar a sua qualidade, acaba de chegar aos 17 estados contemplados pela Mata Atlântica. Mantida pela Fundação SOS Mata Atlântica com patrocínio da Ypê e da Coca-Cola Brasil, a iniciativa envolve cerca de 3,6 mil pessoas.

Durante os seus 26 anos de existência, o `Observando os Rios’ mobilizou muita gente e se expandiu gradativamente pelos estados cobertos pelo bioma. Atualmente, suas ações acontecem em Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, além do Distrito Federal.

Vale destacar que, em comemoração ao Dia do Tietê (22 de setembro), a SOS Mata Atlântica divulgará o estudo que avalia a qualidade da água e a evolução dos indicadores de impacto do `Projeto Tietê’. Os dados também fazem parte do `Observando os Rios’ e estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (22).

Ainda com o objetivo de incentivar a população a se reaproximar dos rios da Mata Atlântica, a ONG em parceria com a Multitude, coletivo de artistas independentes, apresenta a exposição `Rios, Reflexos de Nós’, mostra gratuita que ficará em exposição no Conjunto Nacional, em São Paulo, até 27 de setembro. São obras de 22 artistas, expostas em fotografias, ilustrações, vídeos e músicas que mostram como os rios são reflexos das ações humanas.

Serviço `Rios, Reflexos de Nós’
Data: de 15 a 27 de setembro
Horário: segunda a sábado, das 6h às 22h e domingo, das 10h às 22h
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Av. Paulista, 2073 - Bela Vista, São Paulo

SOBRE O OBSERVANDO RIOS

O projeto surgiu em 1991 com a campanha Observando o Tietê, que reuniu 1,2 milhão de assinaturas para recuperar o Rio Tietê em São Paulo. Posteriormente, passou a agregar outras bacias hidrográficas e a se chamar Observando os Rios. As equipes de monitoramento analisam elementos presentes na água, como oxigênio, PH e fosfato, por meio de um kit desenvolvido especificamente para o projeto. A iniciativa é aberta à população em geral, que pode participar dos grupos existentes ou formar novas equipes. Mais informações através do site da SOS Mata Atlântida.


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS