Loader

Site apresenta dados sobre recursos hídricos brasileiros

Agência Nacional das Águas lança site que reúne dados sobre a situação da água no Brasil

Por FishTV - 20/03/2015 em Notícias / Meio Ambiente

A partir desta sexta-feira, 20 de março, a Agência Nacional de Águas (ANA) lançará o site da Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil: conjuntura.ana.gov.br. O objetivo da página é apresentar as informações mais atuais sobre diversos aspectos do setor de recursos hídricos, consolidadas pela ANA, de forma simples e objetiva. No portal, há informações sobre seis grandes temas: quantidade de água, qualidade, usos do recurso, balanço hídrico, eventos críticos (secas e cheias) e gestão.
Em cada assunto, quem acessa a página tem à disposição mapas temáticos interativos ou metadados para auxiliar nas pesquisas. Com o site, a Agência atualizará as informações sistematicamente durante o ano e disponibilizará ao público as informações o mais atualizadas possível. O portal também oferece acesso às versões completas e aos informes anuais de atualização do relatório de Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil, publicação editada pela ANA desde 2009 e que traça um raio-X do setor.

No portal, há informações sobre seis grandes temas: quantidade de água, qualidade, usos do recurso, balanço hídrico, eventos críticos e gestão. (Imagem: Reprodução)


Na seção sobre quantidade de água, há dados sobre chuvas entre 2012 e 2014 e a precipitação média no Brasil entre 1977 e 2006. O site também oferece dados sobre disponibilidade hídrica superficial e subterrânea. Sobre reservatórios, é possível checar dados sobre volume e capacidade, além do acesso ao Sistema de Acompanhamento de Reservatórios (SAR) da ANA. A página também disponibiliza dados sobre indicadores de qualidade da água e sobre as redes nacional e estaduais de monitoramento qualitativo.

O site ainda oferece outras seções sobre qualidade e uso da água, balanço hídrico, secas e cheias e gestão. Mais informações basta acessar http://conjuntura.ana.gov.br/.


Fonte: Agência Nacional das Águas

MAIS NOTÍCIAS