Semana do Meio Ambiente: como o Brasil está se preparando para a data?

Nesta semana, já começa a ser comemorada a Semana do Meio Ambiente, com diversas programações pelo país para a preservação da natureza.

Por Marcelo Telles - 31/05/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 31/05/2023 as 14:04

De segunda até sexta-feira da próxima semana, entre os dias 5 e 9 de junho, será comemorada a Semana do Meio Ambiente. Porém, muitas das programações já começam esta semana.


O evento é uma celebração simbólica, que foi instaurada em 17 de maio de 1981, através do decreto nº 86.028. O principal objetivo da Semana do Meio Ambiente, que é realizada, sempre, na primeira semana do mês de junho, é aumentar e fortalecer os debates trazidos pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no dia 5 de junho.



Ela foi criada, principalmente, para que se criasse uma forte conscientização acerca da importância de todos os assuntos referentes à preservação ambiental, tanto de forma direta, quanto indiretamente.


Dentro os pilares, sempre debatidos na Semana do Meio Ambiente, estão assuntos totalmente relevantes para o futuro da natureza, como o desperdício de água, a redução do consumo de plástico, a reciclagem, entre outros.


Então, apesar de cada município ter a sua própria programação a respeito desta semana tão importante, o Brasil já está fortemente preparado para a data.



Em diversos locais espalhados pelo país, as respectivas prefeituras já fizeram o lançamento das atividades gratuitas à população, que já começa nesta semana, a partir de quinta-feira, dia primeiro de junho. Vamos trazer aqui alguns exemplos.


Em Fernando de Noronha-PE, a grade de programação já começa nesta semana, com atividades no primeiro dia do mês, quinta-feira. Com expedições, gincanas, trilhas e debates a respeito do tema, a intenção é colocar a preservação da natureza, bem como a sua conservação, em pauta.



Já na sexta-feira, dia 2, a Aeroporto Carlos Wilson contará com uma divulgação do programa Plástico Zero e haverá um painel interativo sobre a conservação dos nossos oceanos no Forte dos Remédios. Já o sábado terá uma Gincana Ambiental e uma roda de conversa sobre temas ecológicos.


No domingo, um dos eventos mais esperados, contará com uma expedição até a Ilha Rata, segunda maior ilha de Fernando de Noronha. Na segunda-feira, Dia Mundial do Meio Ambiente, as atividades começam logo pela manhã e vão até a noite. No dia 6, especialistas participarão de mais um painel interativo.


Já no dia 7, fechando a programação, o Forte dos Remédios recebe o seu último painel, denominado de "Necessidade da resiliência e adaptação às mudanças do clima”. Porém, Fernando de Noronha é apenas um exemplo das inúmeras atividades que vão movimentar o país.


Em Natal-RN, capital do estado do Rio Grande do Norte, a programação está repleta de mutirões de limpeza, exposições, feiras de orgânicos e de artesanatos, trilhas, caminhadas históricas, palestras e muito mais.



Dentre as ações, algumas se destacam, como o plantio de 200 mudas de plantas na margem do Rio Pitimbú, no sábado, dia 3. A ação foi pensada em um local estratégico, já que é uma área que sobre muito com as queimadas.


Além disso, o evento contará com o mutirão de limpeza nas praias, na campanha “Jogue Limpo! Na praia, no rio ou na rua, lixo é na lixeira”, que vai acontecer a partir das 9h, nas praias do Forte e do Meio. Já na segunda-feira, Natal terá destaques para as Trilhas Naturais e a Trilha do Pôr-do-sol.


Mas uma das ações mais interessantes acontecem nesta quinta e sexta-feira. Um “Drive-Thru do Lixo Eletrônico”. Com o intuito de recolher equipamentos que não têm mais utilidade, além de conseguir evitar o descarte incorreto dos produtos, a população poderá entregar resíduos nesse importante acontecimento da programação.



Serão recebidos eletroeletrônicos de pequeno e médio porte, como computadores, impressoras, telefones, carregadores, e eletrodomésticos. Mas essas ações não são exclusivas do Nordeste.


A prefeitura de São José dos Campos-SP, por exemplo, prevê plantios de árvores, palestras e rodas de conversas com pesquisadores e interessados na fauna silvestre, saneamento ecológico, políticas públicas ambientais, descarte correto de resíduos, revitalização de nascentes e das chamadas Pancs (Plantas Alimentícias não Convencionais).


Mas a semana se inicia com a implementação de um pomar na região de Eugênio Melo, localizada na Avenida Geraldo Fernandes da Silva.


A iniciativa contará com a participação dos alunos participantes do Projeto Enactus Unifesp de São José dos Campos e faz parte do programa “Pomares Nativos Educativos”, que tem o objetivo de constituir pomares de árvores frutíferas nativas, típicas dos biomas locais (Mata Atlântica e Cerrado) em diversos locais da cidade.



Quem também já fez a divulgação da programação para a Semana do Meio Ambiente foi o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, o IFMS.


Com o tema 'Soluções para a poluição plástica', a edição de 2023 será realizada nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.


As palestras, oficinas, mesas-redondas, limpeza de rios, plantio de mudas, entre outras atividades, são abertas para toda a população do estado, mediante inscrição.


Mas se engana quem acha que todas essa atividades programadas para a Semana do Meio Ambiente não possuem força em seu resultado final, muito pelo contrário.



É preciso estar consciente de que estamos passando por uma crise ecológica, em todo o mundo, e que ações como a Semana do Meio Ambiente podem mudar o destino do nosso planeta.


Dessa forma, devemos pensar, discutir e agir de maneiras para enfrentar essa crise na natureza. Afinal, fazemos parte dela.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS