Santos terá limpeza de praia no Dia Mundial do Meio Ambiente

Ação voluntária acontece neste domingo (5/6) na praia do Gonzaga com foco no microlixo, que para muitos banhistas, acaba passando despercebido em meio à areia das praias de Santos.

Por Fish TV - 03/06/2016 em Notícias / Meio Ambiente

Domingo é dia de limpeza em Santos. Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a ONG EcoFaxina realiza a 70ª Ação Voluntária do instituto, que desta vez terá como foco o microlixo, que para muitos banhistas, acostumados com garrafas pet, fraldas, sacolas plásticas e outros resíduos maiores, acaba passando despercebido em meio à areia.

A poluição marinha por plástico se tornou uma preocupação global. Ao não darmos destinação correta através da reciclagem, o plástico pode chegar com facilidade aos oceanos. Aproximadamente 80% do plástico que polui os oceanos tem origem em terra e chegam ao mar através de ventos, chuvas, rios, estuários e praias poluídas, os outros 20% representam o descarte ou perda por navios e embarcações de pesca e recreio.

Grande parte do plástico que polui o mar e as praias de Santos tem origem em manguezais invadidos por favelas de palafitas, onde o lixo e o esgoto gerado por milhares de famílias, vivendo muitas vezes em condições subumanas, são despejados diariamente no ecossistema, é levado para o mar com a alternância das marés. A cada mês a Terracom, empresa responsável pela limpeza urbana, retira com tratores em média 40 toneladas de lixo das praias de Santos.

70ª Ação Voluntária EcoFaxina - Dia Mundial do Meio Ambiente

O ponto de encontro será em frente à Concha Acústica, na praia do Gonzaga, às 8 horas, com o término da ação previsto para as 12 horas. Caso chova a ação será transferida para o próximo domingo.

Fonte: Instituto EcoFaxina
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS