Ranking mostra os países mais vulneráveis aos efeitos das mudanças climáticas

Brasil está na 78ª posição

Por Fish TV - 23/01/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Pesquisadores da Universidade de Notre Dame, nos EUA, desenvolveram um mapa interativo que mostra como os países serão afetados pelas mudanças climáticas ao longo do tempo e quais deles estão mais preparados para enfrentar possíveis catástrofes.  O estudo é baseado em análises sociais e governamentais, a fim de auxiliar no desenvolvimento de estratégias eficazes aos efeitos das alterações climáticas globais.

Aquecimento global também deve afetar diretamente em itens essenciais para a sobrevivência. (Imagem: Reprodução)


O mapa mostra que o aquecimento global não vai implicar apenas nas temperaturas, mas também devem afetar diretamente em itens essenciais para a sobrevivência. Entre eles, a produção agrícola, água, a saúde e até mesmo os espaços habitados por humanos e animais. 

Também foi analisado o preparo de cada país tem para sobreviver a possíveis colapsos, levando em conta politicas públicas, econômicas e sociais.  Os países desenvolvidos se mostraram mais preparados para lidar com um possível cenário catastrófico. A Noruega foi considerada a nação que deve enfrentar menos problemas. Já os países mais vulneráveis foram os africanos e asiáticos.  

Países africanos e asiáticos são considerados mais vulneráveis. (Imagem: Reprodução)


Na média geral o Brasil ocupa a 78ª posição com 56,8 pontos, e um nível de vulnerabilidade considerado administrável. Porém medidas imediatas são necessárias para melhor enfrentar as alterações climáticas no futuro.

A Noruega, com a melhor colocação ficou com 82,7 pontos, e é considerada pouco vulnerável. Na última posição ficou Chade, o país africano é o menos preparado e um dos mais afetados com as alterações climáticas, somou apenas 31,6. 

Navegue pelo mapa interativo e saiba mais acessando aqui o site do estudo.  


Fonte: Ciclo Vivo
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS