Projeto irá devolver peixes às águas gaúchas

Iniciativa S.O.S. PEIXE, da loja Samburá, começa no Rio Caí e se estende pelo estado

Por Fish TV - 15/06/2015 em Notícias / Meio Ambiente

Preocupados em reduzir os efeitos causados pela destruição ambiental, uma loja de artigos de pesca de Caxias do Sul, na serra gaúcha, criou um projeto para recolocar peixes nos rios do estado. O "S.O.S Peixe - Repovoamento de Nascentes" foi elaborado pela Samburá Casa de Caça e Pesca com o intuito de devolver aquilo que a poluição e a pesca predatória retirou durante anos: a vida nas águas.

(Imagem: Divulgação/FishTV)


Para tirar o projeto do papel, Marcos Bagatini, sócio proprietário do estabelecimento de pesca, buscou apoio da prefeitura do município, secretarias e do Corpo de Bombeiros. "O projeto começou de maneira tímida com a ideia do meu amigo Marcelo Binsfeld, e foi tomando forma. A intenção é devolver as espécies que foram retiradas exageradamente dos rios e orientar pescadores sobre a prática do pesque e solte", disse Bagatini.

O lançamento do projeto acontece no dia 29 de junho. A Fish TV estará presente apoiando e fazendo a cobertura completa desta iniciativa pioneira na região. Após o evento, os patrulheiros mirins de Caxias do Sul farão, no Rio Caí, a primeira soltura dos alevinos, fornecidos pela empresa Águas de Olarias, de Dois Irmãos. Para conseguir a verba necessária para a compra dos animais, a Samburá está vendendo adesivos com a marca do projeto. Será desenvolvido também um cronograma com palestras e oficinas para crianças, enfatizando a importância do manejo correto, assim como a preservação do ecossistema. 
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS