Loader

Produção de tilápia no Brasil é tema de debate

No evento será apresentado um projeto com base em pesquisas para a evolução da produção da espécie

Por FishTV - 30/05/2017 em Notícias / Meio Ambiente

Entre os dias 27 e 29 de junho acontece o Palmas - TO, evento voltado ao debate e troca de ideias sobre o crescimento da produção de tilápia do Brasil. Atualmente, o país conta com grandes produtores e vasta biodiversidade, sendo os principais motivos pelo aumento de 223% da espécie entre 2005 e 2015 no país.

O projeto "Indicadores socioeconômicos do desempenho da produção de tilápia no Brasil", desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA, foi idealizado para obter informações sobre a aquicultura brasileira e, consequentemente, gerar conteúdo para as políticas públicas, auxiliando no desenvolvimento da indústria. "A partir dessa ideia, fizemos parcerias com instituições que tem conhecimento no assunto em diferentes estados, como em Santa Catarina, Paraná entre outros. Sabemos que para obter bons resultados, é necessário o equilíbrio entre os agentes e as instituições", afirma Renata Melon, coordenadora do projeto.

No Brasil, a tilápia tem uma produção extensa disponível para a evolução, tanto em especialização dos produtores como em biodiversidade. O clima favorável, a rusticidade da espécie e o cultivo intensivo contribuem para o aumento das estatísticas. Outro item que interessa aos produtores é o retorno financeiro. A partir disso, eles buscam o aprimoramento de sua equipe para ter um resultado positivo e gerar lucro.

Mais uma questão a ser debatida durante o evento é a forma como a piscicultura ganha uma nova visão no país. "Ainda estamos subutilizando o nosso potencial produtivo. Há dezenas de reservatórios a serem utilizados além de sistemas de cultivo que podem ampliar a produtividade", afirma Melon.

Para participar do seminário, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail renata.barroso@embrapa.br. As vagas são limitadas. 

MAIS NOTÍCIAS