Primeira autorização para a prática da pesca esportiva em UC do Pará é concedida

Após esporte ser regulamentado em Unidades de Conservação do estado, Governo do Pará emite primeira autorização.

Por Marcelo Telles - 06/10/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 06/10/2023 as 15:37

Foi autorizada a primeira prática da pesca esportiva dentro de uma Unidade de Conservação no estado do Pará.


As Unidades de Conservação da Natureza, ou simplesmente Unidades de Conservação (UC), são áreas naturais que são passíveis de proteção por canta das suas mais diversas características.



Anteriormente, já havia sido divulgado que o decreto, de caráter inédito, que regulamentava o pesque e solte nessas unidades havia sido publicado no Diário Oficial do Estado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade.


Na semana passada, porém, saiu a primeira autorização, que busca unir a conservação da natureza com o turismo sustentável e o desenvolvimento econômico.


O documento em questão tem validade até março de 2024 e foi entregue ao presidente da Associação Paraense de Pesca Esportiva, Eduardo Monteiro, que também é apresentador do programa Pura Pesca da Fish TV.



Foto: Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio)


O local em que a pesca esportiva foi autorizada foi a Unidade de Conservação da Floresta Estadual Iriri, em Altamira-PA. Com a aprovação, é esperado que a prática do esporte no local atraia ainda mais turistas para essa e outras regiões.


Afinal, com o crescimento do pesque e solte, milhares de interessados procuram os melhores locais para a prática, fortalecendo-o ainda mais e reforçando a importância da preservação ambiental e da sustentabilidade de todas as espécies aquáticas do estado. 


Antes de ser aprovado, a autorização foi pensada e calculada, com estudos técnicos e consultas públicas, avaliando todos os possíveis impactos para que nenhum ecossistema saísse prejudicado. 





Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS