Preservação da Natureza: ICMBio contará com apoio das Forças Nacionais

Ações de proteção do meio ambiente feitas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental contarão com o apoio por três meses.

Por Marcelo Telles - 14/07/2023 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 14/07/2023 as 11:01

Foi autorizado que a Força Nacional de Segurança Pública auxilie as ações realizadas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental, o ICMBio, referentes à proteção ambiental. Decisão é do Ministério da Justiça e Segurança Pública.


As medidas de apoio da FNSP valerão por 90 dias, contados do início do mês de julho, e farão o auxílio em ações diversas, como o combate direto ao desmatamento em território nacional, bem como a qualquer tipo de extração de material ilegal, como madeira ou minério, além de invasão à áreas federais, combate a grandes incêndios na vegetação, entre outros.


Isso inclui também, quaisquer operações que forem planejadas dentro destes três meses. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União.




Outro fato importante a ser ressaltado é que todas as ações realizadas pela Força Nacional de Segurança Pública terão total apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental em relação à logística.


Ainda não se tem ideia do número de militares que estarão presentes nas ações, que seguirão o planejamento da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública.


No mesmo documento, também ficou autorizado que os militares permaneçam realizando ações de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes contra o meio ambiente, na calha dos rios Negro e Solimões, até o dia 5 de outubro deste ano.




Este último, tem relação com a operação feita desde o início do ano, que já apreendeu 21 toneladas de pescado ilegal, além de toneladas de entorpecentes, embarcações, armas de fogo e munições. Informação foi dada pela Agência Brasil.



Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS