PREFEITURA DE UBERLÂNDIA REALIZA SOLTURA DE PEIXES EM RIOS DA REGIÃO

Primeiro evento adicionou novos exemplares ao rio Araguari

Por Fish TV - 10/11/2017 em Notícias / Meio Ambiente

A prefeitura de Uberlândia, na tarde do último dia 9 de novembro, realizou a soltura de mais de 4.000 peixes no rio Araguari. O objetivo é despertar a consciência ambiental da população e contribuir com a biodiversidade. Os novos exemplares têm entre 12 e 15 cm, podendo chegar até os 50 cm e são da espécie pacu-caranha. 

Nos últimos anos foi registrada uma queda populacional dessa espécie por conta de diversos fatores, por isso a ação de soltura foi realizada justamente para que haja a procriação desse peixe nas águas da região. A secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkiria Naves, explicou que o projeto teve início em janeiro desse ano, quando foram adquiridas larvas do pacu-caranha. Elas foram criadas até o tamanho ideal de soltura e adaptadas para a vida na natureza. 

A secretária destaca também o caráter educativo das ações do chamado "peixamento". "Esse é um projeto educativo. Na verdade, a gente quer mobilizar a sociedade de que todo mundo pode fazer a sua parte. A prefeitura de Uberlândia está fazendo a parte dela", destaca. A soltura dos peixes aconteceu próxima à barragem de Capim Branco e teve auxílio da Polícia Militar de Meio Ambiente. 

O "peixamento", como é popularmente conhecido, também foi acompanhado por estudantes, professores e pescadores. Ainda existem mais peixes para serem soltos nas águas da cidade, com novos eventos programados. Dia 23 de novembro haverá uma ação no rio Tijuco e, novamente, no rio Araguari. 

Foto: Valter de Paula - SECOM  
Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS