Pirapitinga em extinção gera alerta para a preservação da espécie

Peixe possui importância direta no ambiente em que vive

Por Alison Mota - 28/10/2020 em Notícias / Meio Ambiente - atualizado em 11/12/2020 as 15:26

Em nossos canais de comunicação, também em contato com os nossos apresentadores, chegam informações revelando o descaso com o que nosso meio ambiente vem sofrendo. Dessa vez, a pirapitinga foi o peixe predado, e tivemos acesso a algumas imagens que revelam o fato. Porém, essa espécie está entre as que podem ser extintas, constando no Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção, do ICMBio.

Como forma de trazer um alerta para a importância da pirapitinga em seu ambiente, buscamos informações com Leandro Vitorino, conservacionista e fotógrafo de vida selvagem, que conhece amplamente sobre a espécie de peixe em destaque. Para aprofundar o tema, abaixo você confere a entrevista completa com Leandro feita pelo Jornalismo da Fish TV:

Fish TV – Quais espécies de pirapitingas são encontradas pelo Brasil?

Leandro Vitorino - A pirapitinga-do-sul é uma espécie ameaçada de extinção, trata-se de um Brycon, com comportamento alimentar onívoro, ocorrendo em rios de cabeceira com boa qualidade de água. Existem duas espécies de pirapitinga-do-sul, a Brycon opalinus que ocorre na bacia do Paraíba do Sul, principal responsável pelo abastecimento de água do Rio de Janeiro. Houve uma grande perda do seu habitat com os barramentos nessa bacia, uma vez que não se reproduzem nos reservatórios de águas paradas. A outra espécie é a Brycon nattereri, que ocorre em alguns pequenos rios da bacia do Tocantins, Paraná e São Francisco. A destruição das matas ciliares, assoreamento, barramentos, poluição e pesca predatória são as principais ameaças para essa espécie. A conscientização da sociedade, principalmente pescadores e ribeirinhos, é a melhor estratégia para conserva-la.

Fish TV - Como vê a importância da espécie para o bioma onde vive?

Leandro Vitorino - A pirapitinga-do-sul é um peixe extremamente exigente em termos de qualidade de água e disposição de insetos aquáticos. São peixes que vivem em rios de cabeceira, próximos às nascentes. Dessa forma, são excelentes bioindicadores da saúde do ambiente. Preservá-la significa necessariamente preservar o bioma em que vive.

Fish TV - Qual impacto causado pela pesca indiscriminada da espécie?

Leandro Vitorino - São espécies que ocorrem em rios de pequeno porte e extremamente sensíveis a alteração do ambiente, como barramentos e poluição, defensivos agrícolas que eliminam os insetos aquáticos, seu principal alimento. A pesca indiscriminada seria mais um fator agressor a ser somado às suas muitas ameaças. Essa espécie possui uma capacidade baixa de renovação de suas populações. Por isso, sua preservação é essencial.

Fish TV – Quais os cuidados na hora da pesca da espécie?

Leandro Vitorino - O abate de uma espécie de peixe ameaçada de extinção, por lei, não é permitido. No caso das pirapitingas-do-sul, elas ocorrem em locais inóspitos, sem nenhuma fiscalização, portanto cabe ao pescador a atitude de preservá-la e conscientizar os moradores locais. Caso a pesque, deverá manuseá-la com cuidado, devolvendo-a em condição saudável ao rio.

Nossa intenção é que você possa aprender um pouco mais sobre as pirapitingas nessa matéria, auxiliando na preservação dessa espécie tão importante para o meio ambiente. Juntos podemos fazer a diferença e garantir o futuro da natureza e da pesca esportiva.

Veja a notícia na TV:


Avalie esta notícia:

MAIS NOTÍCIAS